quarta-feira, 1 de junho de 2016

Simulação de acidente na Praça da Liberdade encerra a programação do Maio Amarelo


A simulação de um acidente de trânsito na Praça da Liberdade e palestras em escolas da Posse encerraram na manhã da última terça-feira (31/5) a programação do movimento Maio Amarelo. No Centro, cerca de 20 homens do 15º Grupamento Imperial do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) participaram da simulação que contou com o apoio de agentes de trânsito da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da Polícia Militar. Já na Posse, equipe do Programa Promotores da Paz, da Guarda Civil Municipal, reuniram estudantes para palestras sobre segurança no trânsito. O movimento Maio Amarelo tem a participação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Prefeitura, com o apoio de outras instituições. O objetivo é sensibilizar toda a sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo.
Quem passou pela Praça da Liberdade pela manhã pode acompanhar o trabalho bombeiros e dos profissionais do Samu no resgate das vítimas e no atendimento a acidente com gases tóxicos. “Essa simulação é importante tanto para o treinamento do bombeiro quanto para a sensibilização da população. Tudo foi feito como se fosse real, com o acionamento do resgate por meio do telefone 192, o desvio do trânsito e o resgate das vítimas”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Sequeira.
A simulação pegou muita gente de surpresa. “Passei no ônibus e achei que era verdade. O cobrador até falou: como o motorista conseguiu bater com o carro em uma árvore no meio da praça? Quando cheguei aqui, pude ver que era uma simulação. Parecia bem real. Achei interessante. Chama a atenção da gente”, disse a babá Arilcea Silva, de 45 anos.
A mobilização demorou cerca de uma hora e todos os procedimentos foram seguidos pelos homens do Corpo de Bombeiros e do Samu, como se fosse um acidente de trânsito real. “Além da colisão, o veículo transportava material tóxico e um grupamento especial do Corpo de Bombeiros, que estará atuando nas Olimpíadas, realizou o procedimento correto de retirada da carga”, explicou o comandante.
Durante todo o mês de maio, diversas ações foram realizadas com o objetivo de sensibilizar a população. Palestras, show com o cantor Gabriel Silva e uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico fizeram parte da programação.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA