domingo, 19 de junho de 2016

Feira da agricultura familiar supera expectativas no Norte Fluminense


Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com a parceria da Fiperj



A 1ª Feira Territorial da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Norte Fluminense foi um sucesso! Promovida pelo Colegiado do Território da Cidadania da região junto a uma comissão que contou com a participação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o evento aconteceu nos últimos dias 10 e 11 em Campos dos Goytacazes, e contou com cerca de mil pessoas. O objetivo foi divulgar as ações das instituições e vender produtos de associações de agricultores rurais, pescadores, quilombolas e assentados da reforma agrária dos nove municípios que fazem parte do Território da Cidadania.

A feira agradou aos moradores do município, como a professora Rosemary Bastos, que ficou muito satisfeita. “O espaço escolhido foi ótimo, com um ambiente bem familiar e produtos fresquinhos comprados diretamente dos produtores. Esperamos que aconteça sempre", falou.

A Fiperj teve uma barraca com folders informativos, onde os técnicos puderam apresentar o trabalho da Fundação e esclarecer dúvidas relacionadas à pesca e aquicultura, políticas públicas e outras informações acerca do setor. Além disso, um caminhão foi disponibilizado pela instituição, em conjunto com a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), para o transporte dos produtos de cooperativas e associações. Para o chefe do Escritório Regional Norte Fluminense I, Luis Bernabe Castillo, a ação foi extremamente positiva e fortaleceu o Território.

- Foi ótimo porque não se tratou de uma simples feira, mas um espaço multisetorial, com oportunidade para todos os segmentos da sociedade civil e instituições públicas, onde, além de promover a comercialização das diversas formas de produção, a região demonstrou sua identidade e potencialidades – concluiu.

A Fiperj prestou ainda apoio técnico às entidades que comercializaram derivados de pescado e orientou sobre as boas práticas de manipulação. Segundo a pescadora Zelia Martins, da Associação de Pescadores Artesanais da Coroa Grande (APACG), o evento superou as expectativas. "Consegui vender tudo o que trouxe; inclusive se tivesse mais produtos acho que venderia mais. Foi bem cansativo porque trabalho apenas com meu marido, mas valeu a pena", disse ela.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA