quinta-feira, 23 de junho de 2016

Estado expõe oportunidades geradas pelos Jogos Olímpicos


Encontro visa estimular envolvimento de municípios nos Jogos Rio-2016



Menos de 45 dias separam o Rio de Janeiro das Olimpíadas. Pensando nisso, o Governo do Estado organizou nesta terça-feira, 21, um encontro com a presença de prefeitos de praticamente todas as cidades fluminenses com o intuito de apresentar a complexidade da organização dos Jogos Olímpicos e estimular o envolvimento de todos os municípios neste que é considerado o maior evento esportivo do planeta.
De acordo com Leonardo Espíndola, secretário-chefe da Casa Civil, trata-se de um momento em que o Rio estará superexposto de uma maneira absolutamente positiva, o que é considerado fundamental para que todos aproveitem essa chance. “É importante que cada município, dentro das suas capacidades e características, possa aproveitar os milhares de turistas que vêm para a cidade e as oportunidades de negócio, que vão nos permitir atrair mais investimentos e eventos futuros”, afirmou.
Durante a Copa do Mundo, o estado teve uma mostra do impacto de um megaevento esportivo para o país. O número de estrangeiros saltou de 5,8 milhões para 6,4 milhões. Pela primeira vez, o Rio bateu a marca de seis milhões de turistas internacionais e foi registrado um incremento de quase 60% na entrada de dólares no período do evento. A expectativa de ganho institucional com as Olimpíadas é ainda maior. No Mundial de Futebol, o Brasil recebeu 32 seleções e mais de 15 mil profissionais de mídia. Já nos Jogos, serão 206 federações de atletas e mais de 25 mil funcionários de comunicação.
Outro otimista a participar do evento foi o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, para quem um legado será deixado tão logo as competições sejam concluídas. “O governo está empenhado em interiorizar os Jogos Olímpicos, levando benefícios para cidades do interior e este é o motivo de nosso encontro, para que todos estejam empenhados nesse sentido”, destacou Marco Antônio Cabral.
As Olimpíadas 2016 estimularam a execução de políticas públicas para revitalizar a cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Desde a candidatura do Rio como sede olímpica, o enfoque é de que os Jogos Olímpicos devem servir à cidade e não o contrário. Para cada real gasto com instalações esportivas, outros cinco são investidos em obras para a população, como linhas de BRTs, VLT e metrô, revitalização de áreas abandonadas e projetos de saneamento, entre outros.
Representando Macuco, o prefeito Félix Lengruber disse que é importante atrair investimentos e que o aumento significativo do turismo no Rio de Janeiro também pode se refletir positivamente nos municípios do interior. “Precisamos acreditar que somos capazes de absorver esse legado extraordinário que são oferecidos pelos Jogos Olímpicos”, disse Lengruber.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA