quarta-feira, 18 de maio de 2016

Orquestra Sinfônica Cesgranrio homenageia Edu da Gaita em turnê pela região


Os amantes da música erudita têm uma ótima oportunidade esta semana. O SESI Cultural trará a Campos e Itaperuna apresentações da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, que, este ano, convidou o renomado gaitista José Staneck como solista para seu “Concerto para Harmônica e Orquestra de Radamés Gnattali” em comemoração aos 100 anos de nascimento do compositor e gaitista brasileiro Edu da Gaita.

Eduardo Nadruz, artisticamente conhecido por Edu da Gaita, nasceu na cidade gaúcha de Jaguarão em 13 de outubro de 1916, filho de imigrantes árabes e é reconhecido como um dos grandes talentos da música instrumental brasileira. Participou de muitas gravações, acompanhando outros músicos. Em 1957, gravou o Moto Perpetuo de Pagannini, originalmente escrito para violino e transcrito para a harmônica por ele próprio. Além de gravar como solista, também tocou com o Sexteto de Radamés Gnattali e apresentou-se pela Europa e América do Sul. Edu da Gaita faleceu em 1982.

Nas apresentações da OSC, coube ao gaitista José Staneck interpretar as composições do Concerto. Staneck é reconhecido pela crítica especializada por talento e pela divulgação da gaita no Brasil. O músico atua com diferentes formações camerísticas e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.

Em Campos e Itaperuna, as apresentações acontecem nos dias dia 20/05 no Teatro SESI Campos e no dia 21/05 no Teatro SESI Itaperuna, ambos às 20h. Os ingressos custam R$10,00 ( inteira ) e R$5,00 ( meia). O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. O Teatro SESI Campos fica na Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862, Guarus.

A orquestra Cesgranrio
Regida pelo maestro Eder Paolozzi, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio possui uma proposta diferente. É formada por 55 jovens estudantes, selecionados entre as principais universidades públicas e cursos técnicos da área musical da cidade do Rio de Janeiro. A Orquestra reúne violino, violoncelo, flauta, trompa, clarineta, viola, contrabaixo, tímpano, oboé, fagote e trompete.

Desde a sua estreia, no ano de 2015, a orquestra já marcou presença em diversos espaços culturais e reuniu plateias de diferentes perfis e classes sociais, cumprindo sua proposta de divulgar a música erudita e estimular a profissionalização de seus integrantes. Sua breve trajetória inclui concertos no Cine Arte UFF, Espaço BNDES e participação em eventos como o Festival Internacional Villa-Lobos (Venezuela), Festival Mimo (Rio e Paraty) e a primeira edição do Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA