segunda-feira, 23 de maio de 2016

Micro e pequenas empresas de Cantagalo e região participam de Oficina de Marketing e Comercialização



Representantes de 30 empresas do município de Cantagalo, atuantes nas áreas de fabricação e instalação de máquinas e equipamentos para uso industrial, artefatos de concreto, transporte rodoviário, terraplanagem, pavimentação e construção, receberão consultoria gratuita para o aprimoramento de técnicas de marketing e comercialização.

Serão três encontros, totalizando 12 horas de instrução e 12 horas de consultorias individuais para cada uma das empresas participantes. As reuniões serão iniciadas nesta terça-feira, 24 de maio, e terão continuidade em 16 de junho e 14 de julho. As capacitações acontecem no Escritório Regional do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo (Rua Fernando Bizzoto, 72 - Centro), sempre a partir das 18h30min.

A Oficina de Marketing e Comercialização faz parte do programa de Encadeamento Produtivo, desenvolvido por meio da parceria entre a Votorantim Cimentos, o Instituto Votorantim e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo é promover o crescimento sustentável da cadeia produtiva e a autonomia das empresas locais, elevando o seu nível de maturidade e performance. Assim, os fornecedores estarão preparados para trabalharem não somente com a Votorantim Cimentos, mas também para fornecerem para as outras grandes companhias que operam na região.

Os assuntos foram definidos a partir de demandas específicas das próprias empresas, identificadas em pesquisa de diagnóstico realizada no ano passado. “Além de suprir demandas técnicas dos fornecedores, o curso também tem objetivo de adequar processos e indicadores às exigências da Votorantim Cimentos para a cadeia de valor, incluindo políticas de compras, requisitos de homologação e indicadores de avaliação”, afirma Fábio Noronha, supervisor de manutenção da fábrica de Cantagalo e facilitador do projeto. “A Votorantim Cimentos tem como bandeira o fomento ao dinamismo econômico, e o Programa de Encadeamento Produtivo é parte do seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde opera”, completa Noronha.

– O programa é uma oportunidade dos empresários de micro e pequenos negócios se prepararem com foco no mercado, para desenvolver e aprimorar os indicadores valorizados por grandes empresas, como a Votorantim. As capacitações e consultorias são personalizadas para cada empresa, que terão acompanhamento contínuo durante todo o programa, o que assegura o alto nível de qualidade e de aproveitamento das capacitações – destaca Fernanda Gripp, coordenadora do escritório regional do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo.

Além do Encadeamento Produtivo, a parceria com o Sebrae/RJ promove outras ações efetivas para o desenvolvimento dos pequenos negócios na região de Cantagalo. No ano passado, foi realizado o programa de Capacitação de Empreendedores Locais, e há previsão de projetos para o aprimoramento de técnicas de gestão empresarial, financeira e de pessoas, além de uma série de debates entre os empresários participantes para dividirem experiências e aprimorarem suas capacidades de negócio.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA