quarta-feira, 18 de maio de 2016

Lançamento do Parlamento Juvenil da Alerj acontece nesta sexta-feira

Objetivo do projeto é ampliar a consciência sobre a política, criar novas lideranças e dar mais voz aos jovens de todo Estado do Rio de Janeiro





A história da décima edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude já está a todo vapor. Nesta sexta-feira, 20 de maio, acontece o lançamento do projeto, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no Palácio 23 de Julho, anexo ao Palácio Tiradentes, a partir das 10h.

Sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira, o Parlamento Juvenil deve reunir mais de 90 jovens de todas as cidades do Estado. Durante uma semana, de 20 a 26 de novembro, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.

A programação da décima edição, que promete ser histórica, já foi fechada. Uma consulta pública nas redes sociais do Parlamento Juvenil foi realizada para que os próprios estudantes tivessem a oportunidade de sugerir e colaborar com a montagem da semana de atividades. Para o deputado Wanderson, ouvir os jovens para compor a programação é fundamental. "Eles sabem o que pode agregar mais para eles. Entre as novidades deste ano estão visitas a projetos sociais e principalmente cursos para formação. O projeto amplia a visão política do jovem e contribui com o surgimento de novas lideranças", destaca o parlamentar.

O objetivo do projeto é aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1ª e 2ª anos do Ensino Médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. As inscrições serão novamente on-line e irão de 23 de maio a 24 de junho.

Na reunião de lançamento será apresentado o calendário, as mudanças e a equipe que participará da semana do Parlamento Juvenil, em novembro. Representantes da Secretaria de Educação(Seeduc), da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer(Seelje), integrantes da equipe do Parlamento Juvenil e ex-parlamentares jovens estão confirmados no evento. As informações serão divulgadas pelo coordenador deputado Wanderson Nogueira. Além disso, será ministrada uma palestra sobre formação política pelo professor e consultor internacional Istvan Kasznar. 


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA