sábado, 16 de abril de 2016

Cantagalo pretende vacinar 5,2 mil contra gripe este ano



A Secretaria de Saúde de Cantagalo espera imunizar este ano pelo menos 5.282 pessoas durante a campanha de vacinação gratuita contra a gripe, que começa no próximo dia 30 de abril (sábado) e se estenderá até o dia 20 de maio (sexta-feira).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa, tendo como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que sejam imunizadas 365 crianças de seis meses a 2 anos de idade; 760 crianças de 2 a 4 anos; 391 trabalhadores da área de saúde; 182 gestantes; 30 mulheres com até 45 dias de pós-parto; 2.874 idosos acima de 60 anos, o maior contingente; e 680 pacientes comórbidos (que portam duas ou mais patologias crônicas).

O ‘Dia D’, quando todas as oito unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão abertas exclusivamente para atender à campanha, será no sábado, 30 de abril, abertura da campanha, das 8h às 17h. Nesse dia, mais de 100 profissionais de saúde serão mobilizados em todo o município para atender aos públicos-alvo. A campanha, em Cantagalo, segue a mobilização nacional de vacinação, que é uma ação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Já são 18 anos de imunização contra a gripe.

A vacina não tem contraindicação. Não existe risco de contrair a gripe por causa da vacina, pois o vírus utilizado na medicação é fracionado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, alguns fazem confusão devido a casos de pessoas que, após receberem a vacina contra a gripe, contraíram resfriados ou outras infecções respiratórias, causadas por outros vírus. Mas é preciso ficar claro que não se trata de gripe ou de reação à vacina contra a gripe. Apenas 4% dos vacinados têm dor local e febre, que dura no máximo 48 horas.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que sofre várias mutações. É transmitida de pessoa para pessoa, principalmente nos meses mais frios do ano. É uma doença altamente infecciosa, motivo pelo qual a vacinação é realizada anualmente.

A secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, explica que a vacina contra gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui imunização contra o vírus H1N1.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA