terça-feira, 22 de março de 2016

Secretaria de Saúde de Itaperuna capacita enfermeiras para realizar teste rápido para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C



A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais capacitou mais quatro enfermeiras, para a realização do teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
As enfermeiras são das unidades de Estratégias de Saúde da Família - ESF (subpostos) do Costa e Silva, Boa vista, São Francisco e Horto Florestal, que para início de abril, começarão a realizar testagem nos respectivos bairros. Além desses, já se encontram realizando os testes rápidos os PSF's dos bairros São Matheus, Cehab, Aeroporto, Frigorífico, Surubi além dos distritos de Retiro do Muriaé e Comendador Venâncio.
A capacitação foi realizada sob a supervisão da enfermeira Jociene Perciane de Almeida, que foi capacitada pela Secretaria de Estado de Saúde, e já atua como multiplicadora de realização de teste rápido na região.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, Débora Hypólito, o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento, por isso, a meta é descentralizar a realização de testes rápidos no município, estando com todos os PSF's realizando os testes, até novembro de 2016.
PEP - PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO
A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a PEP (Profilaxia Pós Exposição) nos seguintes locais: Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, Unidade de Pronto Atendimento (UPA -24 horas) e Posto de Urgência (P. U.).
Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.
*SAIBA COMO SE TRASMITE A AIDS
Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral.
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
EVITAR A DOENÇA NÃO É DIFÍCIL - Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. (*Portal do Ministério da Saúde).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA