quinta-feira, 3 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher será comemorado em Macuco



Em oito de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque deflagraram uma grande greve, ocuparam o local e reivindicaram melhorias nas condições de trabalho, entre as quais redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com extrema violência, as mulheres trancadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Porém, somente em 1910, numa conferência na Dinamarca, ficou decidido que o oito de março seria o ‘Dia Internacional da Mulher’, em homenagem às mulheres mortas na fábrica norte-americana. Ainda assim, somente em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Após a criação da data, a maioria dos países realiza conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Em Macuco, por iniciativa do Departamento de Cultura, uma programação especialmente voltada ao público feminino de todas as idades irá marcar a celebração pelo‘Dia Internacional da Mulher’. No centro da cidade, na Praça Professor João Brazil, acontece no sábado, 12, final de semana subsequente ao dia 8 de março, um grande bingo com prêmios ofertados em parceria com a iniciativa privada.

Como confirma a diretora Vera Lúcia Tiberto, o evento terá início às 20 horas e será uma excelente oportunidade para presentear as mulheres macuquenses, oferecendo a elas momentos de diversão, alegria e entretenimento por tudo aquilo que representam no cotidiano familiar e profissional. Logo após a realização do popular ‘bingolão’, nome adotado para designar o bingo na cidade, um grande show musical encerrará as homenagens. “As mais ricas homenagens ainda seriam poucas diante da importância da mulher na sociedade. Todas elas merecem nosso carinho, atenção e reverência. Por isso, com apoio do prefeito Félix Lengruber, estamos oferecendo esta singela homenagem”, confirma Lucinha.

Ainda segundo a diretora de Cultura, todas as cerca de 300 cartelas confeccionadas para o bingo serão distribuídas gratuitamente às mulheres participantes. Para isso, o Departamento de Cultura contará com a colaboração de voluntários de diversas instituições para propagar o evento, entre elas o Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê. “Tenho certeza que faremos uma bela festa para as mulheres”, emendou.




Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA