domingo, 13 de março de 2016

Ato contra o governo Dilma reúne manifestantes em Copacabana



Manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff e a favor das investigações da Operação Lava Jato se reuniram na manhã deste domingo (13) na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. A concentração do ato foi marcada para as 10h, mas os manifestantes começaram a chegar por volta das 9h e se dispersaram cerca de seis horas depois, às 15h, quando acabou o ato.
A passeata, que por volta das 10h30 contava com 5 carros de som, seguiu por cerca de 2 quilômetros em direção ao Leme. Os manifestantes começaram a caminhar por volta das 10h e paravam ao longo do caminho para ouvir os discursos dos organizadores.
Quase quatro horas após o início do protesto, organizadores estimaram a presença de cerca de 1 milhão de pessoas na manifestação. A Polícia Militar não divulgou um balanço.
Por meio de sua assessoria, a Polícia Militar informou que reforçou o policiamento em todos os locais onde estão previstas manifestações neste domingo, inclusive com apoio do Batalhão de Choque. O número do efetivo não foi divulgado por questões de segurança.
Às 11h20, uma hora e 20 minutos após o horário marcado para o início do ato, os manifestantes ocupavam cerca de 8 quarteirões da Praia de Copacabana e as duas pistas da Avenida  Atlântica. Eles estenderam uma grande bandeira, na qual estava escrito "chega de impunidade".
Para Bernardo Santoro, coordenador estadual do Movimento Brasil Livre (MBL), o ato em Copacabana foi um sucesso. "Mais de 1 milhão de pessoas engajadas por um Brasil sem PT, por um Brasil com impeachment que pensa em crescimento econômico e progresso. E que pensa no futuro dos nossos filhos", disse.
"Superou o que esperávamos. Estamos muito felizes. Foi tudo em paz. Trouxemos as pessoas para marcar a nossa insatisfação com a corrupção em geral", disse Pedro Rodrigues, um dos organizadores e representante do Vem Pra Rua. Segundo o organizador do Vem Pra Rua, o número de pessoas foi maior do que o esperado: "A estimativa era de 500 mil pessoas, mas batemos 1 milhão, talvez até 1,5 milhão".
Já perto do fim do protesto, por volta das 15h, três jovens tiveram que ser retirados da manifestação em Copacabana dentro de um carro da polícia. Segundo testemunhas, eles estariam defendendo o governo e começou a confusão.
Famosos nos protestos
A atriz Cássia Kiss compareceu à manifestação contra o governo Dilma com uma camisa na qual estava escrito: "Quero ser presidente".
Os atores Susana Vieira, Marcelo Serrado e Marcio Garcia também compareceram ao protesto com uma camisa com os dizeres "Morobloco", numa alusão ao bloco de carnaval Monobloco.
Discursos feitos por organizadores nos carros de som são aplaudidos pelos manifestantes. "Eu vim direto da Flórida para isso. Vim dar um recadinho para essa galera que se diz neutra. A neutralidade hoje é petista. Esse senhor Luiz Inácio Lula da Silva é um ladrão!", bradou um dos manifestantes de cima do carro de som.
Um dos carros de som trazia a faixa "Intervenção militar já! O Brasil precisa de ordem e progresso", com manifestantes vestindo verde e amarelo e carregando bandeiras do Brasil.

TEXTO G1/ fotos Veja e G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA