quinta-feira, 3 de março de 2016

Ação da Secretaria de Saúde de Bom Jesus nas escolas já conscientizou mais de 600 alunos

Uma mobilização, coordenada pelo Departamento de Planejamento de Ações de Saúde do município em conjunto com a Secretaria de Educação, para conscientizar as comunidades no combate ao Aedes aegypti já atingiu mais de 600 alunos da rede municipal. Na próxima segunda-feira (07/03) vai acontecer a Semana de Saúde na Escola, que é a culminância de um projeto iniciado em 2015.



Nesse tipo de trabalho os técnicos do setor orientam os diretores a desenvolver trabalhos de acordo com sua realidade local, além de visitar cada escola. O tema escolhido para este ano é “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes aegypti” e vai envolver todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a chefe do departamento, Carmerina Guizzi, as equipes de Saúde se colocam à disposição dos gestores escolares para qualquer tipo de orientação e o trabalho deve ser feito visando não só o público escolar, mas a comunidade no entorno das unidades:
- É um trabalho de formiguinha, que não pode parar, já que o mosquito se multiplica muito rapidamente. Mas estamos obtendo um bom retorno de professores, alunos e seus familiares, afirmou.

As escolas têm autonomia para escolher qual a melhor forma de divulgar o combate ao mosquito nas comunidades. Algumas fazem passeatas e vão de casa em casa, outras convocam os moradores e informam através de peças teatrais, montadas com os alunos. O planejamento das ações, antes só voltado à dengue, incluiu nas palestras e em todo material informativo os perigos do zika vírus e da febre chikungunya.

Além do trabalho executado nas escolas municipais, as equipes da Secretaria de Saúde visitam unidades estaduais e federais de ensino. Os técnicos se colocam à disposição para apresentar trabalhos voltados a alunos e professores. A Semana de Saúde na Escola vai até o dia 11 de março.



Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA