A telefonia liderou a
lista de reclamações em 2015 em todos os Procons do país. Levantamento da
Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) informa
que a telefonia celular (13,4%) e a telefonia fixa (9,5%) foram os assuntos que
mais fizeram os brasileiros procurar os Procons no ano passado.
Foram realizados 2,64
milhões de atendimentos em 2015, aumento de 6,3% em relação ao ano anterior,
com média mensal de 220.000 consumidores atendidos. A maior parte das pessoas
procurou o órgão para fazer algum tipo de reclamação (65%). O restante foi
atrás de alguma consulta ou orientação.
Entre os cinco
primeiros assuntos que mais motivaram a procura aos Procons aparecem ainda
cartão de crédito (7,3%), TV por assinatura (6,9%) e banco comercial (5,7%). As
principais reclamações estão relacionadas a problemas com cobranças (39,2%),
com contrato (17,3%) ou má qualidade dos produtos ou serviços (15,9%).
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No ranking das empresas
que mais levaram os consumidores aos Procons em todo país aparecem, por setor,
Claro/Embratel/NET (telecomunicações), Itaú Unibanco (bancos), Ponto Frio/Casas
Bahia/Extra/Pão de Açúcar (varejo), Samsung (indústria), AES Eletropaulo
(concessionárias de energia), Qualicorp (saúde suplementar), TAM (companhia
aérea).
O grupo das cinco
empresas que mais foram alvo de reclamação, independentemente do setor, é
formado por Claro/Embratel/NET (204.145 queixas), Oi (200.659),
Vivo/Telefônica/GVT (165.048), Itaú (92.934) e SKY (89.273).
Os dados fazem parte do
Boletim Sindec 2015, documento que reúne informações sobre as demandas dos
consumidores apresentadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Fazem parte do Sindec 683 Procons
espalhados por 531 cidades brasileiras.
(Com Estadão Conteúdo)
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