quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Governo lança programa Territórios Culturais

Serão selecionadas aproximadamente 270 iniciativas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou nesta terça-feira (16/2) parceria com a Light, através do Programa de Eficiência Energética da Aneel, para lançar o programa Territórios Culturais RJ.
 
– Temos uma Lei de Cultura que é referência nacional e pioneira e já serviu de exemplo para outros estados. E a Light sempre esteve presente, apoiando os municípios que atende. O momento é de criatividade e isso é importante pra todos nós – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O programa Territórios Culturais RJ amplia para outros municípios fluminenses o alcance do programa original - Favela Criativa, focado, inicialmente, na capital - criando, ainda, cinco polos regionais na Baixada Fluminense: Japeri, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias.
 
– É uma alavancagem do programa original, ampliando a atuação para a Baixada Fluminense. A cultura é um motor de desenvolvimento da economia, como uma possibilidade real de transformar o estado – afirmou a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

O programa Territórios Culturais RJ funcionará em três eixos - Desenvolvimento Territorial, Formação e Fomento - , abrangendo as dimensões simbólica, econômica e cidadã da cultura, desde a pesquisa e criação artística à manutenção de grupos.
 
– O que temos de fazer, na verdade, é fomentar a parceria com as empresas privadas que estão no Rio de Janeiro e que têm importância grande na cidade. Juntos, podemos fazer muito mais e com menos recursos, eventualmente – explicou a presidente da Light, Ana Martha Horta Veloso.

 
Laboratórios

Serão oferecidos laboratórios criativos em diferentes linguagens (como literatura, audiovisual e artes cênicas), ações de preservação do patrimônio, adequação e modernização de instituições, como museus, e de desenvolvimento do conceito de cidades criativas.
 
O calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio. Serão selecionadas aproximadamente 270 iniciativas, que terão patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 13 milhões, que, somados a outros projetos realizados com recursos da Aneel, totalizam R$ 20 milhões aplicados no programa, entre 2016 e 2017.
 
O Programa Territórios Culturais RJ conta, ainda, com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e do Ministério da Cultura (MinC).



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA