terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Devido à crise, São Fidélis perdeu R$ 7.288.945,09 em 2015


O ano de 2015 foi marcado por uma crise financeira e econômica grave, de cunho nacional. União, Estados, Distrito Federal e Municípios estão realizando os mais diversos esforços para lidar com a perda de receitas. Muitos não conseguem cumprir, sequer, suas obrigações básicas. Segundo economistas a expectativa para 2016 não é boa, os preços continuarão em alta e a inflação em níveis elevados, sem perspectiva de redução a curto prazo.
Em São Fidélis a situação não é diferente, segundo informações da Secretaria Municipal de Fazenda, só no ano de 2015, comparado a 2014, o município perdeu R$ 7.288.945,09 (sete milhões, duzentos e oitenta e oito mil, novecentos e quarenta e cinco reais e nove centavos) em dinheiro, valor considerado alto para um município de médio porte, como é o caso de São Fidélis.
É preciso frisar que a perda refere-se aos valores de livre investimento, aqueles derivados de impostos, transferências e royalties do petróleo. Por isso, para esse tipo de avaliação é imprudente tomar por base o valor aglomerado das Receitas Correntes, já que esta inclui verbas específicas e recursos do Fundo de Previdência Municipal.
No começo de 2015, pautada no interesse coletivo, a Administração Pública Municipal editou o Decreto nº. 3.229 e tomou diversas medidas responsáveis, a fim de conter despesas e se adequar ao novo quadro econômico. Agora, com o fim do ano, os fatos e os números mostram o quanto as medidas foram necessárias.
Mesmo com a redução drástica nas receitas, a Prefeitura de São Fidélis inaugurou várias obras em 2015, tais como: o novo prédio da Escola Municipal Professor Romualdo, em Valão dos Milagres; reforma da Escola Municipal Dr. Polycarpo, no Palmital; construção da Capela Mortuária em Barro Branco; reforma da Unidade Básica de Saúde em Boa Esperança; reforma da sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; construção da Clínica da Família no bairro São Vicente; reforma e ampliação do Centro de Atenção à Melhor Idade – CEDAMI, com inclusão da sala de Pilates; construção de vestiários e reforma geral da Quadra de Esportes em Ipuca; reforma da Unidade Básica de Saúde da Penha e algumas outras realizações.
Além das inaugurações, a Prefeitura de São Fidélis manteve uma merenda de qualidade para as crianças da rede municipal de ensino e, para melhorar, adquiriu um caminhão frigorífico para transportar a merenda escolar com mais higiene e segurança. Manteve ativo o Programa Fidelense Cidadão, que proporciona passagem a 1 real no transporte público, investiu em qualificação profissional e não paralisou nenhum programa social. As ações e programas de Saúde continuam com todo aparato que sempre possuíram, sem nenhuma redução no atendimento ou na qualidade de prestação do serviço.
Para completar, mesmo com a forte crise sobre as receitas, a Prefeitura de São Fidélis cumpriu sua obrigação junto aos servidores públicos e não atrasou nenhum pagamento de salário e pagou o 13º salário de forma integral.
Tudo isso foi possível graças às medidas de economia e contenção de despesas implementadas desde o início de 2015, demonstrando a qualidade e a responsabilidade da Administração Municipal, que garantiu os investimentos essenciais e necessários, não deixando a população fidelense desassistida. Para 2016 as medidas foram mantidas e foi editado o Decreto Municipal nº. 3.322 visando preservar o equilíbrio das contas públicas. Governamos com responsabilidade.



Ascom São Fidélis


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA