terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Prefeituras recebem carros e ambulâncias para ajudar no combate ao Aedes Aegypti

Secretaria de Saúde, RioSolidario e Loterj entregaram 276 veículos



O governador Luiz Fernando Pezão entregou, nesta terça-feira (22/12), 276 veículos a 91 municípios para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. As prefeituras receberam a doação de 170 carros da Secretaria de Saúde, adquiridos com a verba do Ministério da Saúde, para uso em investigação de casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Já o RioSolidario e a Loterj distribuíram 106 carros e ambulâncias que atuarão no deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades.


- Os municípios precisam de carro para as ações, precisam se ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a cerimônia de entrega no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe.


A verba investida na aquisição dos veículos distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.


- A Secretaria de Saúde entende que diante do desafio do combate ao Aedes aegypti se faz também fundamental a investigação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Neste sentido, os veículos repassados aos municípios vão contribuir para o combate às endemias, fortalecendo a estrutura das equipes – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.


Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes recebem 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes recebem 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes recebem 1 carro. Após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.


Transporte de pacientes – Outros 106 carros e ambulâncias foram distribuídos pela Loterj a 53 municípios, em parceria com o RioSolidario, como parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade. As prefeituras se inscreveram para participar do edital, lançado em agosto, apresentaram os documentos necessários e foram habilitadas no início deste mês.


- Tenho certeza de que será muito útil para a saúde desses municípios. Sabemos a dificuldade que é fazer saúde nesse país, nesse estado. E sem os municípios, a gente não caminha. Estamos entregando os veículos a 53 prefeituras, mas esperamos superar os entraves para chegar aos 92 municípios – disse a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.


Para o prefeito de Sapucaia e presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), Anderson Zanon, os veículos serão fundamentais para intensificar as ações de vigilância e melhorar o atendimento à população da cidade.


- A prevenção às doenças é muito importante. E, como não temos hospital, os veículos também vão ajudar a remover os pacientes para outros municípios com mais conforto e agilidade – disse o prefeito.





COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA