sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Horário de verão 2015/2016 começa no dia 18 de outubro



A partir do dia 18 de outubro, parte dos brasileiros deverá adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão 2015/2016 vai durar quatro meses e atingirá moradores das regiões Sul, Sudeste, e Centro-Oeste.
O período, que termina no dia 21 de fevereiro, serve para aproveitar melhor a luminosidade natural, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde. De acordo com o governo, há maior demanda por energia neste momento do dia.
As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses. Em 2015, o Ministério de Minas e Energia estimou que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h foi de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O valor é equivalente ao dobro da demanda da cidade de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW.

Fuso Horário
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
0h: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

Diário Gaúcho

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA