terça-feira, 22 de setembro de 2015

Porciúncula em busca de incentivos para produções locais


A prefeita Mírian Porto, representando o município de Porciúncula, participou no último dia 16 do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O evento serviu para debater alternativas para a crise econômica do país, especialmente no Estado do Rio. Um dos pontos discutidos foi a ampliação de incentivos fiscais para os municípios do estado.

O objetivo é corrigir problemas causados por leis que dão tratamento tributário especial a 51 municípios do estado. Nestas cidades, as empresas recolhem 2% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ao contrário de outras onde a alíquota é de 19%. Governo do Estado e Legislativo querem fechar um acordo para que os deputados votem a legislação que amplia este direito aos 92 municípios do Rio de Janeiro.

Segundo o secretário de Estado de Fazenda, Júlio Bueno, o incentivo afetará de forma positiva a economia das cidades do interior, mas as empresas terão que cumprir exigências para participarem. O consenso pode gerar empregos e mais equilíbrio nas contas públicas. 

O secretário ressaltou que alguns municípios precisam de atenção especial para balancear as distorções econômicas e sociais. "Conceder benefícios fiscais a municípios com diferentes níveis de infraestrutura e desenvolvimento não resulta necessariamente em paridade concorrencial na construção de oportunidades. Os municípios com menor receita corrente líquida terão suas situações estudadas e, possivelmente, tratamento tributário diferenciado", completou Julio Bueno.

A prefeita Mírian Porto pediu a palavra para defender os interesses dos municípios que não são beneficiados com indústrias, mas possuem potencialidades que estão necessitando de atenção e investimentos, como é o caso de Porciúncula. “Não temos indústrias e nem perspectivas de tê-las, então precisamos alavancar nossas potencialidades, como o café, a laranja, o potencial turístico, as pedras ornamentais. Precisamos que o município se beneficie com essa produção e que o Governo do Estado nos dê suporte neste sentido”, declarou a prefeita, muito aplaudida pelos demais líderes de municípios em situação compatível.


O presidente da Alerj Jorge Picciani e o secretário de Estado de Fazenda, Júlio Bueno, prometeram estudar uma forma de atender também os pequenos municípios.




Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA