quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Prefeito Alfredão participa de plantio de mudas do programa 'Uma criança, uma árvore'

No último sábado, 01, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, participou do plantio de mudas do programa “Uma criança, uma árvore”, envolvendo os pais das crianças nascidas entre os meses de janeiro a maio de 2015. O evento foi realizado na Avenida Luiz Eugênio Monteiro de Barros, Cidade Nova, próximo ao Itapuã Clube. Foram plantadas cerca de 450 árvores.
O prefeito Alfredão falou sobre a importância da conscientização. “Precisamos nos conscientizar sobre nossos atos e buscar a preservação do nosso meio ambiente”, diz. Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde, parabenizou o prefeito Alfredão pela iniciativa. “Aproveito a oportunidade a fim de parabenizar a todos os pais que aderiram ao projeto”, complementa Marcelo.
Alair Ignácio, secretário Municipal do Ambiente, agradeceu a todos os parceiros envolvidos no projeto. “Estamos plantando cerca de 40 espécies de vegetais da Mata Atlântica. O programa é uma maneira especial que a Prefeitura encontrou para aumentar a área verde do município”, reforça. Bruno César, representante da Quatá Alimentos, empresa que aderiu ao programa, também participou do evento.
O programa “Uma criança, uma árvore” foi apresentado no mês de janeiro de 2015, durante reunião entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). O primeiro plantio aconteceu no mês de junho, durante as comemorações da Semana do Ambiente. Cerca de 50 árvores foram plantas naquela ocasião.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura e visa educar e demonstrar que a arborização traz mais qualidade de vida e ajuda a equilibrar o meio ambiente. Através do programa será plantada muda de diferentes espécies de vegetais da flora brasileira e nativas da região. O plantio acontecerá mediante um cadastro de adesão, autorizado pelos pais, no momento do preenchimento de um dos seguintes documentos: ficha de inscrição de gestantes no pré-natal, Teste do Pezinho, ou na Sala de Vacinação, ou ainda, no momento da avaliação do peso e medidas.
Daí em diante, todas as crianças nascidas no município de Itaperuna que participarem do projeto terão o plantio regulado pelos técnicos da SEMA. A fim de motivar a participação das famílias no programa, será entregue aos pais um certificado com os dizeres “Criança amiga da natureza”, no qual constará a data de nascimento da criança, nome popular e científico da árvore, bem como a data e o local do seu plantio.
Os espaços escolhidos para o plantio das mudas ocorrerá em locais previamente vistoriados e aprovados pela SEMA, observadas as normas municipais de urbanismo e arborização. O local do plantio pode ser escolhido pelos pais, desde que atenda às regras do Plano de Arborização Urbana, não prejudicando a rede de transmissão de energia elétrica, a rede de água ou esgoto, ou ainda, destruir as calçadas. Caso os pais da criança residam em local em que o plantio da árvore seja impróprio, a SEMA realizará o plantio em outro local, como praças, áreas verdes públicas ou particulares.

Os setores PAISM (Programa de Assistência Integral da Saúde da Mulher) e NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), ligados à Secretaria Municipal de Saúde, já estão se empenhando na divulgação do projeto.


Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA