segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Estudantes de Italva ganham medalhas na Olimpíada de Física

Filhas de agricultores do Noroeste Fluminense são medalha de prata em premiação estadual 


As amigas Raquel Rodrigues da Silva Robaina e Thays Aparecida Peixoto dos Santos, ambas de 15 anos, moram na microbacia Valão Carqueja, em Italva, no Noroeste Fluminense, e acordam todos os dias, às 5 horas da manhã, para irem à escola. Filhas de agricultores, as duas ganharam medalhas de prata na última edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), organizada pela Sociedade Brasileira de Física.

Hoje estudantes do Ensino Médio, no CIEP Vereador Said Tannus José, elas foram com suas famílias receber o prêmio, em evento realizado há dois meses pelo governo estadual. Thays lembra que o momento foi emocionante. “Ficamos bem tímidas, mas tivemos o incentivo do nosso professor Fabiano Romero e fomos juntas lá na frente receber o prêmio”, conta a jovem, que vive com os pais Gelson e Zulmira, e com sua irmã Jeniffer.

Antes de ganharem as medalhas, as alunas tiveram que passar por uma etapa teórica e outra experimental. “Primeiro fizemos uma prova. Todos que passaram, incluindo oito alunos do nosso colégio, realizaram um experimento e responderam perguntas sobre ele”, explicou Raquel, que sempre se identificou com matérias ligadas à Matemática e começou este ano o curso de formação de professores.

Incentivos à sustentabilidade


Raquel mora com os pais, Rogério e Rosângela, produtores de tomate e pimentão, e a irmã mais nova, Renata, que também nasceu em Italva.  Sua família é beneficiária do Programa Rio Rural e recebeu apoio técnico e financeiro para melhorar sua unidade produtiva.


Com incentivos do programa, implantaram um sistema de irrigação por gotejamento, protegeram uma área de recarga e instalaram uma fossa séptica. “O Rio Rural ajuda a cuidar do meio ambiente e também na parte econômica”, resume o pai da estudante, que é membro do comitê gestor da microbacia (Cogem).

A família de sua colega Thays também foi beneficiada com um sistema de saneamento, que possibilita a melhoria das condições da água e da qualidade de vida. Além desse projeto, os pais da estudante terão acesso a recursos do Rio Rural para implantação de práticas de enfrentamento dos efeitos da estiagem que vem causando perdas para os agricultores da região, nos últimos anos.


A OBFEP


A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas existe desde 1999 como um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do Ensino Médio (antigo 2º grau) e da última série do Ensino Fundamental. O programa acontece graças à cooperação com as universidades estaduais, federais e os CEFET.


A exemplo de quase uma centena de países, a OBFEP tem como objetivo promover competições intelectuais para despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar o ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF).




Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA