segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Friburgo ganha Centro de Monitoramento de Segurança

Projeto foi desenvolvido com financiamento da Faperj

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou no último dia 07, o Centro de Monitoramento de Segurança de Nova Friburgo, que controla um circuito de 32 câmeras espalhadas pela cidade, cobrindo uma extensão de 25,5 quilômetros com fibra ótica. O centro de monitoramento é um investimento de R$ 1,5 milhão do programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ajudar o município na redução dos índices de criminalidade. 

- Essa rede inteligente que estamos inaugurando com fibra ótica veloz, ajuda muito a melhorar a vida do cidadão. Eu sou fã desse projeto e quero levar banda larga para todo o estado. Hoje, o que pode fazer diferença na vida do cidadão, além, é claro, de saúde e educação, é oferecer internet de qualidade, o que ajuda a resolver muitos problemas. E o interior não pode ficar sem uma internet de qualidade, disse Pezão.


O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, lembrou da luta pessoal de anos para tornar realidade o programa de banda larga da cidade.


- Comecei a trabalhar nesse projeto em 2007, quando ainda era deputado. Na época, o programa não deslanchou. Hoje com a ajuda do Pezão, através da Faperj, pude tirar o sonho do papel. Demorou oito anos, mas aí está, Vamos monitorar as encostas, as cheias dos rios, a segurança e o trânsito.


Durante o evento, a prefeitura também lançou um aplicativo que vai conectar o cidadão com o Centro de Monitoramento. O Cidade Inteligente vai permitir que o usuário possa informar ocorrências de queda de árvore, acidentes de trânsito e denunciar eventuais suspeitos de delitos. 


De acordo com a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Eliana Amil, o programa terá uma segunda etapa com o desenvolvimento de biometria digital, telefonia voip e a interligação por internet de todos os setores da administração pública.


- Fizemos um teste piloto no Carnaval deste ano, e, segundo relatos da Polícia Militar, foi o carnaval mais tranquilo dos últimos dez anos, tanto com relação à segurança quanto à mobilidade urbana. Portanto, com vistas às melhorias, o programa será de fundamental importância para que possamos avançar significativamente nos dois segmentos. Certamente a implantação do Nova Friburgo Cidade Inteligente será um marco, inserindo Nova Friburgo no rol das cidades inteligentes e humanas, afirmou a secretária.

Governador Luiz Fernando Pezão na inauguração em Nova Friburgo

O prefeito lembrou da luta pessoal de anos para tornar realidade
 o programa de banda larga da cidade
 (FT Clarice Castro)

O centro de monitoramento é um investimento de R$ 1,5 milhão
 do programa Nova Friburgo Cidade Inteligente







COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA