segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Comércio tem o Dia dos Pais mais fraco em seis anos


Resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado por juros e inflação nas alturas, avalia o presidente da CNDL, Honório Pinheiro


O comércio brasileiro registrou queda de 11,21% nas vendas para o Dia dos Pais em 2015, na comparação com o ano anterior, alcançando o pior desempenho dos últimos seis anos. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, são calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Em 2014, as vendas já haviam registrado uma queda de 5,09%, mas em anos anteriores, os resultados foram positivos: crescimentos de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010). O cálculo considera vendas a prazo feitas na semana que antecede a data comemorativa.
Segundo avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação acima do teto da meta, que afeta o poder de compras do brasileiro e pelo aumento do desemprego.
Uma sondagem recente feita pelo SPC Brasil já apontava a preferência pelo pagamento a vista, o que potencializa a queda mostrada pelo indicador de consultas para vendas a prazo. "Menos confiante do que em anos anteriores, os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas", afirma Honório, em nota.

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA