terça-feira, 30 de junho de 2015

Trânsito livre para escoamento da safra de tangerina Ponkan em Teresópolis

Estradas da Produção recupera vias para levar frutas até os mercados

Produtores de tangerina Ponkan, da localidade de Cuiabá, na microbacia Baixo Rio Paquequer, em Teresópolis, na Região Serrana, estão encontrando o caminho mais livre para escoar a safra, iniciada em junho. O trabalho de manutenção desenvolvido pela equipe do Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, deixou as vicinais na região em condições para o transporte das frutas até os mercados locais e da Ceasa.
O coordenador do programa na região, engenheiro agrícola Emerson Landgraf, explicou que por serem vias por onde escoam produções tanto de hortaliças, quanto da fruta, em veículos mais pesados, necessitam de estradas em boas condições.
Maior produtor estadual de tangerina Ponkan, o município, de acordo com dados do escritório local da Emater-Rio, Empresa de Extensão Rural do Estado, responde pela produção de quase 10 mil toneladas anuais, com área plantada de 456 hectares e produtividade média de 20 toneladas por hectare. A atividade é desenvolvida por 120 agricultores, concentrados principalmente, nas localidades de Cuiabá e Brejal.
Pedro Rabelo de Lima, produtor de tangerina em Cuiabá, em Teresópolis, ressaltou a importância do resultado da manutenção permanente das estradas realizadas pelas máquinas do programa da secretaria estadual de Agricultura e lembrou as dificuldades já vividas por aqueles que utilizam as vicinais.
- Em períodos de muita chuva já chegamos a usar o nosso trator agrícola para atravessar os caixotes de frutas por trechos intransitáveis da estrada. O transporte escolar também não conseguia chegar para levar as crianças à escola - enfatizou.
A safra de tangerina Ponkan vai até setembro, sendo junho e julho os meses de maior atividade. A estimativa é que a colheita deste ano seja superior a de anos anteriores.

De acordo com a presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, o programa conta com patrulhas mecanizadas, distribuídas por todo o estado, e desde sua criação em 2010 já realizou serviços de recuperação e manutenção em 29 mil quilômetros de estradas vicinais, beneficiando 241.933 mil produtores rurais e seus familiares.





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA