terça-feira, 26 de maio de 2015

Vacinação contra Febre Aftosa termina no próximo domingo 31

Nesta primeira etapa de vacinação todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independente da idade.

A secretaria estadual de Agricultura alerta os pecuaristas fluminenses que termina no próximo dia 31 (domingo), o prazo para a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. Nesta primeira etapa anual de vacinação todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.

A expectativa é de que mais de 2,2 milhões de cabeças, sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O estado do Rio de Janeiro está há 18 anos sem o registro de Febre Aftosa em seu rebanho.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.

- Em atendimento à legislação é importante ressaltar que é obrigatória a comprovação da vacinação com a entrega da declaração em uma das unidades da Defesa Agropecuária em sua região. É possível ainda que o próprio produtor, caso já possua a senha de acesso, faça a declaração através da internet acessando o Sistema de Integração Agropecuária -Siapec, na pagina da secretaria: www.agricultura.rj.gov.br - frisou.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA -Guia de Trânsito Animal - nos deslocamentos de bovídeos. Além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

Em Novembro ocorrerá a segunda etapa anual de vacinação, quando só deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.








COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA