segunda-feira, 11 de maio de 2015

Direitos de crianças e adolescentes são debatidos em Macuco

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macuco (CMDCA), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou na sexta, 8, na Câmara de Vereadores, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macuco, cuja participação popular foi surpreendente.
O objetivo foi mobilizar munícipes na implementação e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O evento abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente e fortaleceu a participação popular, especialmente de crianças e adolescentes, representadas por alunos das redes macuquenses de ensino.
Durante a conferência, ações conclusivas ditaram o ritmo do encontro, como a palestra ministrada por Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Programa de Redes e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel e da Secretaria Executiva da Rede ‘Não Bata, Eduque’. Com abordagens claras e linguagem compreensível, Ana interagiu com os jovens e os fez compreender que práticas antigas de educação infantil são ultrapassadas. “Já está comprovado que são ineficazes e só contribuem para propagar a violência, seja na forma física ou em palavras agressivas. É fundamental também fazer as crianças entenderem a diferença entre obrigações e abuso”, explicou.
Noutra palestra, a jovem Jamile Klesia, ativista da Fundação Xuxa Meneghel, trocou experiências com a plateia, falando sobre sua atuação nos eventos infanto-juvenis da instituição. Também foram realizadas apresentações artísticas e culturais que prenderam a atenção do público e serviram como aprendizado, entre elas com o grupo de teatro formado por alunos do Projeto Crianças e Jovens em Canto e em Cena e com o Grupo de Dança CEFRA VIP CREW.
Marcaram presença o prefeito, Félix Lengruber; o vice-prefeito, Marcelo Mansur; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luiz Claudio Gomes de Souza; o vereador Carlos Alberto Oliveira ‘Tico-Tico’; a presidenta do CMDCA, Claudia Bonan; e os secretários de Administração, Geral de Governo, Fazenda e Esporte e Lazer, respectivamente Affonso Azevedo, Wildimar Faria, Júlio Sanches e Diogo Latini.
Três discursos chamaram a atenção. O do prefeito Félix Lengruber, ressaltando projetos sociais, educacionais e esportivos viabilizados pela administração e voltados às crianças e adolescentes. O do vice-prefeito Marcelo Mansur, criticando redes sociais que fazem apologia à prostituição infantil e à pedofilia. E o do secretário de Desenvolvimento Social Luizão, lembrando que para obter sucesso nas políticas de atenção às crianças e adolescentes é preciso transformar dificuldades em oportunidades.  
A anfitriã, presidenta do CMDCA, Claudia Bonan, reforçou o desejo de todos em fazer de crianças e adolescentes de Macuco protagonistas de suas histórias. “Este espaço é propício para reafirmarmos que, com união, conseguiremos assegurar políticas efetivas e eficazes no atendimento de crianças e adolescentes”, disse.

Ao final, Félix Lengruber destacou o trabalho sério do CMDCA. “Temos a obrigação de acompanhar de perto o cotidiano de nossas crianças e adolescentes, marcar presença nos momentos mais cruciais de suas vidas”, declarou.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA