segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cordeiro pede “Uma hora pelo Rio Paraíba do Sul”



A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro irá promover uma ação integrada de mobilização social com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e com o CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul), denominada “Uma hora pelo Rio Paraíba do Sul”, com o objetivo de conscientizar a população de toda bacia do rio sobre a importância do uso adequado da água e os benefícios que pequenas mudanças de hábitos podem trazer para a economia dos recursos hídricos.

O secretário Paulo Araújo explica que a participação dos cordeirenses é fundamental, já que Cordeiro está entre os 184 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Para que a ação alcance êxito é importante que todas as residências, empresas e instituições de todos os gêneros interrompam a utilização de água, em qualquer atividade, pelo período de uma hora, entre 16 e 17 horas, no dia três de junho (quarta-feira), data em que estará sendo comemorada a Semana do Meio Ambiente.

Paulo Araújo aproveita para solicitar que a população evite desperdícios, reutilizando água para lavagem de veículos, pisos e calçadas, bem como para regar as plantas. “A água é um bem finito e devemos preservá-lo. E no dia três de junho, vamos fechas as nossas torneiras de 16 às 17 horas”, convoca o secretário. 

Cordeiro está localizado na Região Hidrográfica VI do Rio Dois Rios e o Poder Executivo Municipal tem uma cadeira na plenária do Comitê de sua Bacia Hidrográfica, sendo representado pelo secretário de Meio Ambiente, Paulo Araujo, que é o vice-presidente da atual diretoria (biênio 2015/2016). Vale citar que a ocupação da área urbana de Cordeiro deu-se, em grande parte, ao longo do Rio Macuco, que atravessa toda a cidade até desaguar no Rio Negro. O Rio Negro e o Rio Grande formam o Dois Rios, importante afluente do Rio Paraíba do Sul.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA