quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sebrae e prefeituras discutem desburocratização com foco no desenvolvimento em Cantagalo

Prefeito de Cantagalo  afirma que mais de 80% das licitações do município são fechadas com pequenos negócios em produtos e serviços


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) reuniu prefeitos e representantes das prefeituras do Centro-Norte Fluminense na última terça-feira, 14 de abril, no ‘1º Encontro Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento - Encontro com Gestores Públicos’, realizado no Hotel Fazenda Gamela Eco Resort, em Cantagalo.

Durante o encontro, um dos grandes momentos foi a assinatura, pelos prefeitos e representantes de prefeituras, da Carta de Intenção dos Municípios para Integração na Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Neste quesito, entra a importância da criação ou valorização da Sala do Empreendedor, que a Prefeitura de Cantagalo implantou desde dezembro de 2013.

Participando da mesa de abertura, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), que também acompanhou todo o encontro, que durou o dia inteiro, reafirmou seu compromisso com o suporte dado à Sala do Empreendedor, numa parceria com o Sebrae-RJ, e a continuidade das ações para a desburocratização não só em relação aos pequenos negócios, mas no serviço público municipal de maneira geral.

Eleito prefeito empreendedor do estado do Rio de Janeiro em 2013, seu primeiro ano de mandato, cujo troféu e certificado foram entregues em abril do ano passado, na categoria ‘Compras Governamentais’, Saulo Gouvea chamou a atenção para as conquistas de Cantagalo na implantação da Lei Geral da Microempresa e na vantagem de valorizar os pequenos negócios, fazendo com que grande parte dos recursos investidos pela Prefeitura na aquisição de produtos e serviços circule dentro do próprio município, já que a maioria das pequenas empresas vencedoras dos processos licitatórios está instalada em Cantagalo.

– Em Cantagalo, nas compras da Prefeitura, 80% dos negócios são fechados com as pequenas empresas e os microempreendedores individuais, a esmagadora maioria do próprio município. Temos 25% das licitações direcionadas para esse segmento e ainda estimulamos que, pelo menos, 35% das subcontratações fiquem também com os pequenos empreendedores, aumentando a renda gerada na cidade – contou o prefeito Saulo Gouvea.

Ao lado dos colegas prefeitos de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB); de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB); de Carmo, César Ladeira (PT); e de Duas Barras, Alex Rodrigues (PMDB), Saulo Gouvea entregou, ainda, os certificados de conclusão do curso avançado de agente de desenvolvimento local a 16 pessoas.

A secretária de Fazenda de Bom Jardim, Mayra Veiga; o secretário de Fazenda de Cachoeiras de Macacu, Cleidir Peixoto; o secretário de Planejamento de Macuco, Matheus Ramos; e o subsecretário de Planejamento de Nova Friburgo, Carlos Boueke, também participaram da cerimônia. O agente Jorge Braz Ferreira, de Cantagalo, era um dos mais animados. “Este é um caminho sem volta para as cidades. Quem não seguir, vai ficar para trás”, relatou.

Pela manhã, o evento contou com duas palestras. A primeira delas, sob o tema ‘A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e o Papel do Agente de Desenvolvimento como Instrumento de mais Desenvolvimento’, foi ministrada pelo ex-secretário de Planejamento de Valença, Marcos Macedo, que também é consultor do Sebrae-RJ. Ele destacou que as pequenas e microempresas são maioria nas cidades da região.

A coordenadora regional do Sebrae-RJ em Nova Friburgo, Fernanda Gripp, disse que 12 municípios da sua área de abrangência estão com a Lei Geral regulamentada. “O trabalho é tirá-la do papel, abrir a Sala do Empreendedor onde ainda não existe e formar agentes de desenvolvimento. É importante também a continuidade do trabalho, independente da troca de governo”, acentuou.

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Santa Luzia (MG) e empresário Marcos Fábio, na palestra ‘Construindo a Cidade que Queremos’, disse que o comprometimento dos servidores públicos com as cidades é outro ponto importante. “Temos que defender nossas cidades com paixão. Mas como plantar o sonho de cidade desenvolvida se não sabemos o sonho que queremos?”, indagou.

César Ladeira, prefeito de Carmo, destacou o papel das pequenas empresas.  “Queremos vê-las vendendo para a Prefeitura, ajudando a cidade a crescer mais”, disse. Já Leandro Monteiro, de Cordeiro, disse que todos ganham quando os empreendedores têm melhores condições: “Estamos terminando o processo para a inauguração da Sala do Empreendedor e alavancar mais recursos no município”, informou. Alex Rodrigues, prefeito de Duas Barras, que também ficou até o final, afirmou que a cidade só tem a ganhar com os objetivos tratados na reunião. “Também queremos comprar dos produtores rurais, mas, antes, precisamos investir na formalização deles”, pontuou.

À tarde, foram realizados dois painéis. No primeiro, sobre ‘Desburocratização: a Redesim e as Boas Práticas para o Processo Completo do Registro e Licenciamento de Empresas’, o assessor da presidência da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Delmir Custódio, explicou que a simplificação para as empresas trabalharem facilita o controle do município, assim como o incentivo à formalização.

Já o ex-diretor da Secretaria Especial do Microempreendedor Individual (MEI) da Prefeitura de São Paulo, José Olival Moreira Júnior, contou que, hoje, os empreendedores buscam as cidades com menos burocracia.

Coordenadora da Sala do Empreendedor e responsável pelo Regin em Cachoeiras de Macacu, Elizete Rangel está animada com os resultados, como a emissão do alvará on line. “Queremos chegar a emitir um alvará em 24 horas para atividades de menor impacto”, anunciou.

O último painel do dia foi sobre ‘Compras Governamentais: o Uso do Poder de Compras, Capacidade Governamental e Desenvolvimento’, abordado pelo analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Rafael de Andrade Lanhas. “É preciso convidar todas as pequenas empresas nas licitações, independentemente de terem restrições financeiras. Anunciadas vencedoras, elas têm até cinco dias para regularizar a situação”, explicou.

Na mesma mesa, os presidentes das comissões de Licitações de Cantagalo, Carlos Alexandre Marques da Silva, e de Trajano de Moraes, Marcelo Pinheiro, falaram da importância das pequenas e micro empresas nos processos de compras para o desenvolvimento local. “Queremos fomentar a participação do MEI”, disse Carlos Alexandre. Para o prefeito de Trajano, Carlinhos Gomes, a parceria com o Sebrae-RJ é importante. “É o que faz a diferença para o nosso desenvolvimento local”, completou.

O ‘1º Encontro Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento’, organizado pelo Sebrae-RJ, teve apoio do TCE-RJ, através da Escola de Contas e Gestão (ECG), da Jucerja.












Ascom

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