quarta-feira, 8 de abril de 2015

FIRJAN: empresários do Noroeste Fluminense participam de palestras sobre tendências para o setor de Construção Civil

As principais novidades e tendências para a Construção Civil observadas na missão sindical de empresários do setor à China, em novembro do ano passado, foram apresentadas na última semana, em Itaperuna. Promovida pelo Sistema FIRJAN, a “Rodada Pós-Missão à China” reuniu empresários dos setores de Construção Civil e Metal Mecânico da região Noroeste Fluminense, com o objetivo de possibilitar que o conhecimento adquirido no país asiático sirva de inspiração e contribua para o aumento da competitividade dessas indústrias.

O evento foi realizado na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Construção Civil, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva do Noroeste do Estado do Rio (Sinduscon Noroeste) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Noroeste do Estado do Rio (Sindmetal Noroeste).

“As informações compartilhadas sobre o que foi captado na missão podem servir de norte para que o empresário mude sua visão, repense seu modelo de negócio e ajuste essas tendências à sua realidade”, afirmou o presidente do Sinduscon Noroeste, João Luiz Ramos Alves. Ele e o presidente do Sindmetal Noroeste, Rogério Martins, estiveram entre empresários levados pelo Sistema FIRJAN à missão.

Na “Rodada Pós-Missão à China, o palestrante Roberto da Cunha, chefe do Núcleo de Projetos Especiais em Construção Civil do SENAI Rio, mostrou como o país asiático aumentou o grau de mecanização e industrialização de seus processos construtivos, passando a realizar grandes projetos em tempo recorde e com redução de resíduos. “Em um curto período de tempo, a China apresentou grande expansão no setor de Construção Civil, tanto no que se refere ao segmento de edificações como em construção pesada. Podemos dizer que é um modelo inspirador para empresários do segmento”, ressaltou Cunha.

O roteiro da viagem ao país incluiu visitas técnicas a empresas e instituições de ensino chinesas que são referência no setor, como a Escola do Meio Ambiente e Arquitetura da Universidade de Xangai. Por lá, aprenderam sobre o modelo de formação técnica e sua interação com a indústria e conferiram os centros de pesquisa da instituição. O grupo também esteve na feira Bauma China 2014, cujo foco foi na prospecção de inovações tecnológicas e de gestão para toda a cadeia produtiva da Construção Civil. Realizado a cada dois anos, o evento tem liderado o segmento de feiras de máquinas e equipamentos para construção na Ásia.

Os principais documentos que orientam as ações do Sistema FIRJAN de apoio ao desenvolvimento do setor de Construção Civil podem ser acessados em www.firjan.org.br/construcaocivil.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA