domingo, 1 de março de 2015

Programa voltado ao artesão fluminense está entre as prioridades da nova gestão da Sedrap

Artesanato em Movimento já passou por cerca de 20 municípios e tem quase 500 cadastrados

Incentivar os artesãos fluminenses é uma das prioridades da nova gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Para tanto, o secretário Zé Luiz Anchite e a chefe de gabinete Nea Mariozz abraçaram o Artesanato em Movimento - um dos projetos
existentes na secretaria - e já buscam ações que permitam a sua ampliação.

Implantado em setembro de 2013 como forma de identificar, recuperar e valorizar o artesanato fluminense, o projeto já passou por cerca de 20 municípios (como Nova Friburgo, Itaperuna, Campos, Cabo Frio e Nova Iguaçu) e cadastrou quase 500 artesãos, desenvolvendo ações que visam ampliar a divulgação e a comercialização dos trabalhos. Um exemplo é a participação de artistas em feiras (como a da Rua do Lavradio, na Lapa) e exposições em espaços como a Casa do Artesão, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Entre os artesãos cadastrados pelo projeto em Niterói está Cristina Alves de Carvalho que, com o marido Daniel e os filhos Júnior, de 20 anos, e Felipe, de 18, tem a atividade como única fonte de renda. Reutilizando vidros que embalam azeite, esmalte e bebidas, eles dão vida a peças bem diferentes, como bonecas decorativas. Em busca de novidades até para manter a clientela, a família (que participa da Feira de Artesanato do Campo de São Bento, em Icaraí) investe agora em placas personalizadas e quadros com base de acrílico e desenhos insperados em criações de Romero Brito (pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos) que retratam pontos turísticos do Rio e Niterói, como o Corcovado e o MAC.

- Estamos trabalhando para expandir o Artesanato em Movimento, com foco em dar mais condições ao artesão de investir em seu trabalho, mostrar as belezas e a rica diversidade do artesanato fluminense e, realmente, viver de sua arte - adianta Nea Mariozz, chefe de gabinete da Sedrap.

Autodidata, Bruna Prebay, de 32 anos, descobriu o artesanato há menos de um ano e também tem a atividade como única fonte de renda. Para ela, o Artesanato em Movimento é uma ótima oportunidade de visibilidade e expansão de negócios.

- O projeto é um excelente recurso de divulgação. Graças a ele participei da exposição da Copa do Mundo na Casa do Artesão; da mostra “Arte e Sustentabilidade” na Galeria de Arte La Salle e depois da Feira do Lavradio, conhecidíssimo evento no mundo das artes. Busquei o artesanato porque estava desempregada e acabei aprendendo a técnica de cartonagem com a ajuda da internet. Hoje ajudo até nas contas de casa - conta Bruna, que produz carteiras de diferentes materiais.

Sedrap no Lavradio - A primeira participação da Sedrap na Feira do Lavradio foi em novembro de 2013, com bolsas, cintos, brincos e outras peças de escamas, couro e outros descartes do peixe, produzidas por artesãos de comunidades pesqueiras de São Gonçalo e Cabo Frio. O Artesanato em Movimento retornou outras quatro vezes à feira com artesãos do Rio, Nova Iguaçu, Niterói e também de São Gonçalo. 













Jeline Rocha

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA