quinta-feira, 12 de março de 2015

Pecuária de leite obtém resultados satisfatórios em Cordeiro

Reconhecendo na pecuária leiteira a principal atividade rural do município de Cordeiro, o secretário de Agricultura, Lauro Conde, informa que o monitoramento das atividades é contínuo e que sua equipe continua oferecendo atendimentos constantes a pequenos, médios e até grandes pecuaristas.

Um auxílio direto aos produtores de leite tem sido o ‘Programa de Incentivo ao Aumento de Produtividade Leiteira’. Um trabalho recente reunindo as secretarias de Agricultura e Pecuária de estado e município, EMATER/RJ e OPU Assessoria Reprodutiva (especializada na produção de embriões bovinos) começa a apresentar resultados positivos e irá oferecer genética de ponta aos pecuaristas.

A Secretaria Municipal de Agricultura – que segundo Lauro Conde já realiza serviços de preparo do solo, transporte de calcário e mudas para formação de canavial e pastagens, para garantir a produção de forragens e a alimentação do rebanho durante o ano inteiro – relata o sucesso do primeiro movimento da parceria.

A OPU, empresa líder de mercado em serviços de fertilização ‘in vitro’, inseminação artificial e transferência de embriões, contribuiu com o projeto ao designar um técnico em biotecnologia reprodutiva para coordenar um trabalho de fertilização em vacas leiteiras de propriedade da EMATER/RJ.

Segundo Lauro Conde, foram implantados, no mês de novembro do ano passado, seis embriões nas matrizes, dos quais quatro obedeceram ao processo denominado transferência de embriões e outros dois feitos por inseminação artificial. Na terça, 10, o técnico da empresa retornou ao local para o procedimento de toque retal nas vacas, no intuito de verificar os resultados. Ele concluiu que em todas as matrizes foram detectadas as prenhezes, resultado comemorado por todos.

Os trabalhos são bastante abrangentes e envolvem sincronização do cio das matrizes, conjugado com manejo adequado do rebanho e alimentação equilibrada.“Esse trabalho resulta em eficiência reprodutiva e melhoramento genético, garantindo uma nova geração de vacas com alto potencial de produção leiteira”,confirma Lauro Conde.

A EMATER/RJ conta hoje, em Cordeiro, com 14 vacas em lactação, produzindo um total de 170 litros de leite por dia, além de quatro vacas secas e 12 novilhas destinadas à reprodução de matrizes e repasse a produtores da região.





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA