sexta-feira, 13 de março de 2015

Itaperuna: reunião sobre ‘Cidade Inteligente’ define posicionamento de câmeras de segurança

Na última quinta-feira (12), aconteceu reunião no auditório da Casa do Empresário, sobre o projeto “Cidade Inteligente”. Durante o encontro foi definido o posicionamento das câmeras de segurança, 32 câmeras no total.
No final de novembro de 2014, o professor Gil de Carvalho, da Universidade Estácio de Sá e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), esteve em Itaperuna apresentando o projeto. Contemplado por edital da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, o projeto “Cidade Inteligente” busca aliar ciência e tecnologia com o intuito de melhorar a mobilidade urbana, bem como oferecer módulos referentes à implantação de Central de Monitoramento, Estacionamento Rotativo, Centro Integrado de Controle e Internet Gratuita.
De acordo com Ronaldo Souza Ramos, comandante da Guarda Municipal, as câmeras serão instaladas em locais estratégicos. “As saídas e entradas da cidade serão monitoradas, bem como as principais ruas da cidade e alguns locais específicos”,diz. Dentre locais citados durante o encontro, proximidades do Hotel Caiçara, Secretaria Municipal de Obras (antigo Mercado do Produtor), Rua Assis Ribeiro, Rua Dez de Maio, além de ruas nos bairros do município.
De acordo com Edmilson Ladeira, subsecretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, o projeto “Cidade Inteligente” irá proporcionar uma comunicação mais eficiente. “Vamos ter uma comunicação mais eficiente e com um custo bem inferior ao que temos hoje. Além disso, ainda teremos uma Sala de Administração de Crise, que reunirá as autoridades de segurança em ocasiões que se fizerem necessárias”, ressalta Edmilson.
O secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Paulo César ‘Contador’, citou outros benefícios do projeto. “A Prefeitura terá uma central de telefonia, internet e intranet próprios, onde teremos a possibilidade de estar conectados com as escolas, postos de saúde e as UBS [Unidade Básica de Saúde] em todo o município. Realmente é um projeto muito interessante que irá mudar a cidade de Itaperuna”, destaca Paulo César.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, não pode participar da reunião devido a compromissos, mas, por telefone, fez questão de falar sobre o projeto.“É realmente uma Cidade Inteligente, uma maravilha de projeto. Durante a apresentação no ano passado nós nos colocamos à disposição da FAPERJ e assinamos um termo de cooperação técnica. Volto a dizer que nós estamos à disposição da FAPERJ, para colaborar em tudo aquilo que estiver ao nosso alcance. Vamos continuar buscando melhorias para o nosso município”, finaliza Alfredão.
Participaram da reunião Marcelo Ferreira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT); o tenente-coronel PM Sylvio Guerra, comandante do 29º BPM; representantes do comércio local e convidados.








Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA