segunda-feira, 30 de março de 2015

Governo do Estado amplia programa de artesanato com foco no desenvolvimento regional

Sedrap assume dia 31 projeto que visa fomento à produção, com geração de emprego e renda para artesãos fluminenses

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) assume oficialmente na próxima terça-feira, dia 31, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A medida visa ampliar as ações de fomento à produção de artesãos, com frentes que promovam a divulgação do rico e diversificado artesanato fluminense, permitindo o crescimento da comercialização com geração de emprego e renda.

Iniciado timidamente há 30 anos, o projeto teve diversos endereços, e desde 2007 estava na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), com sede na Casa do Artesão, na Rua Real Grandeza, 293, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Publicada no Diário Oficial do último dia 16, a transferência de pastas acontecerá em evento às 17h do dia 31, na própria casa de quatro andares que foi reformada e passa a se chamar Espaço Artesanato em Movimento, em continuidade ao projeto de sustentabilidade de mesmo nome lançado em setembro de 2013 pela Sedrap.

Mas a novidade não se restringe ao nome. A Sedrap já trabalha para, em breve, dar ao programa uma versão itinerante, com o reforço de um caminhão para levar oficinas, interação, troca de conhecimento e até feiras a todos os 92 municípios fluminenses.

- Entre os projetos que encontramos, logo identificamos no Artesanato em Movimento um diferenciado potencial para mais desenvolvimento regional no estado. Nas interações para fazer o projeto crescer, soubemos da existência da Casa do Artesão e do programa coordenado pela Sedeis, agora repassado à nossa secretaria. Vamos intensificar a qualificação desses profissionais, dando condições para que seu trabalho se torne fonte concreta de renda, a começar pela expansão de artesãos cadastrados - adianta Nea Mariozz, chefe de gabinete da Sedrap.

O projeto - Em apenas um ano e meio, o Artesanato em Movimento passou por quase 20 municípios (Niterói, São Gonçalo, Nova Friburgo, Campos, Cabo Frio, São João da Barra, Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, Nova Iguaçu e outros) e cadastrou mais de 500 artesãos, entre independentes e de entidades como a Associação Maricultores de Cabo Frio e a de Artesãos Caminho de Barro, de Campos. “Visitamos cidades em todas as regiões do estado”, diz Malu Tavares, que implantou o projeto em 2013 na Sedrap.

Presença em eventos – Por intermédio do Artesanato em Movimento, dezenas de artesãos participaram de eventos do setor, como exposições na própria Casa do Artesão, na mostra Copa do Mundo; feiras tradicionais como a da Rua do Lavradio, na Lapa; e o Salão Estadual de Turismo, em Niterói. “Vendi mais em dois dias do Salão do que em um mês em Cabo Frio”, comemorou Edwiges Pereira, que fabrica bijuterias com escamas de peixe na associação da Região dos Lagos.

Rio Artes Manuais - A última presença do Artesanato em Movimento foi na 9ª Rio Artes Manuais, que movimentou o Centro de Convenções SulAmérica, no Rio, de 18 a 22 de março, com um público de mais de 25 mil pessoas. No estande da Sedrap, cerca de 20 artesãos se revezaram mostrando bolsas e caixas de tecido e papel, bijuterias e porta-retratos, entre outras peças que esbanjam criatividade, revelando a diversidade de artesãos fluminenses como Débora Martins, 55 anos. “Acho excelente o incentivo que a Secretaria está nos dando. É uma grande oportunidade de crescimento que em muito auxiliará na consolidação do nosso trabalho”, disse Débora.

Outra a expor no estande da Sedrap foi a artista plástica Cristina Dias, que produz finas e exclusivas bijuterias, chegou há dois anos à Casa do Artesão e leva suas peças até para eventos internacionais, como na Grécia.


- Amo o que faço e vivo só da minha arte. Ver a ampliação deste programa é bom demais - comemora Cristina. 









Pamela Araujo

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA