quinta-feira, 12 de março de 2015

Day Hospital promove dia 14 encontro de especialistas em cirurgia bariátrica

Evento será uma oportunidade para profissionais participarem de painéis e debates com renomados nomes da área

 No próximo dia 14 de março Nova Friburgo sediará o Encontro Serrano de Especialistas em Cirurgia Bariátrica. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM/Capítulo RJ), e coordenado pelo Dr. José Antonio Verbicário Carim, terá lugar no Day Hospital Nossa Senhora do Líbano (Rua General Osório, 276, Centro, Nova Friburgo). O homenageado especial do evento será o professor e doutor Fernando Barroso.

Especialistas de renome participarão do encontro, que terá início às 8h, com o Painel Coesas, destacando a importância da equipe multidisciplinar no resultado a longo prazo, com Maurício Emmanuel Vieira, tendo como moderador Dr. Fernando Barros.

Com duração de uma hora cada, a seguir serão realizados os demais painéis, todos aprofundando o debate em torno de questões pertinentes à cirurgia bariátrica, credenciando o encontro como uma oportunidade de suma importância para a atualização dos profissionais da área.
Para mais informações basta entrar em contato pelos telefones (22) 2525-7070 e 2525-7000.  

CONFIRA ABAIXO O PROGRAMA CIENTÍFICO COMPLETO DO
ENCONTRO SERRANO DE ESPECIALISTAS EM CIRURGIA BARIÁTRICA:

8h - Painel Coesas
Tema: A importância da equipe multidisciplinar no resultado a longo prazo
Dr. Maurício Emmanuel G. Vieira/Moderador: Dr. Fernando Barros
Painel 1/Discussão: Identificando problemas. O que de fato é importante para contraindicar uma cirurgia bariátrica (com a psicóloga Cláudia Quintanilha); Conduta no uso de vitaminas no pós-operatório da cirurgia bariátrica (com a nutricionista Ângela Carestiato)

9h - Painel Endoscopia Digestiva Bariátrica
Temas: Os limites da endoscopia digestiva alta no pré-operatório como forma de preparo. Quem, quando e onde? (Dr. José Pinna Cabral); Os Limites da endoscopia digestiva alta no tratamento da fístula no pós-operatório (Dr. Luís Perisset); Tratamento endoscópico das estenoses (com Dr. Djalma Coelho)
Moderador: Dr. Maurício Emmanuel G. Vieira
Debatedores: Dr. Alexandre Naegele; Dr. Filipe Bustamante Carim; Dr. Celso Ribeiro Ferreira; Dr. Cezar Pereira

10h - Painel Cirurgia Bariátrica
Temas: Eu também faço a cirurgia de Sleeve (Dr. Sócrates da Silva Varginha Neto); Eu só faço a cirurgia do By Pass (Dr. Cid Araújo Pitombo); Porque o Sleeve é minha atual primeira opção (Dr. Maurício Salvatone)
Coordenador: Dr. Claudio Jamel
Debatedores: Dr. Sérgio Ricardo Guimarães; Dr. José Antônio Pacheco

11h - Painel Complicações
Temas: Complicações precoces, como evitar? (Dr. Waldomiro Barbosa Teixeira); Embolia pulmonar: prevenção, diagnóstico e tratamento (Dr. André da Costa Furtado)
Coordenador: Dr. Glaucio Borges
Debatedores: Dr. Guilherme L. Cotta Pereira; Dr. Savio Picanço; Dr. Cid Pitombo

12h - Painel Conferência
Temas: Os efeitos metabólicos das cirurgias do Sleeve, By Pass e Interposição Ileal (Dr. José Ribamar Sabóia de Azevedo); O reganho de peso e novas técnicas na cirurgia bariátrica (Dr. José Antônio Verbicário Carim); Perspectivas do Capítulo RJ da SBCBM (Dr. Fábio Viegas, presidente do Capítulo RJ da SBCBM)
Presidente: Dr. Jomar Jober Brito
Comentários: Dr. Maurício Emmanuel G. Vieira; Dr. Sérgio Ricardo Guimarães; Dr. Fernando Barros

13h - Encerramento
* Homenagem especial ao Professor e Doutor Fernando Barroso
* Sorteio de Aparelho de Fondue entre os inscritos
* Almoço de Confraternização 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA