quarta-feira, 4 de março de 2015

Bom Jesus é o primeiro município da região a receber o Rio Rural Emergencial

Bom Jesus do Itabapoana é o primeiro município do Noroeste Fluminense a receber o Programa Rio Rural Emergencial. A ação, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a EMATER-Rio, visa reduzir os efeitos da estiagem que atinge a região em pleno verão.
Na última sexta-feira (27/02) uma carreta trouxe a escavadeira que começou a aprofundar um açude na localidade de Bom Jardim. O reservatório atende três propriedades rurais, mas com a seca foi tomado por lama e plantas aquáticas.
Segundo o supervisor regional da EMATER-Rio, José Antonio Zampier, o programa tem que seguir uma lista de prioridades:
- Nós priorizamos o consumo humano, depois o dos animais e por último para buscamos fontes de água para irrigação, explicou.
Na primeira etapa da ação, nove localidades rurais de Bom Jesus vão receber a escavadeira (de grande porte e que roda sobre esteiras), além de retroescavadeiras, que farão trabalhos de acabamento em barragens e açudes coletivos. São as microbacias dos córregos Bom Jardim, Lambari, Linguiça, Santo Eduardo, São João Batista, Sacramento, Água Limpa e Santana, além do valão Pirapetinga.
Na próxima fase do programa, que tem apoio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, serão cavados poços artesianos. Cada unidade vai atender dez produtores rurais.
Segundo a EMATER, esta fase requer mais cuidados, pois necessita de licenciamento ambiental e estudos de lençóis freáticos. Os poços terão infra-estrutura para a retirada e o armazenamento d’água.
A decisão de começar o trabalho pelo Bom Jardim foi técnica, pois, segundo o secretário de Agricultura, Sebastião Ferreira Vieira, é a região do município mais afetada pela estiagem:
- Não podemos dizer que a água está sobrando nas partes altas, mas a situação aqui desse lado está muito difícil. A falta de chuva castigou bastante, afirmou.
A Prefeita Branca Motta presenciou o início dos trabalhos e falou da importância de apoiar o homem do campo:
- O agronegócio é a base de nossa economia e esta estiagem afetou todo o trabalho de agricultura e pecuária. Buscamos o apoio do governador Pezão, que deu prioridade ao nosso município, e vamos combater os efeitos dessa longa estiagem, finalizou.








Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA