domingo, 22 de fevereiro de 2015

Agricultura familiar recebe atenção especial em Cordeiro

Equipamentos oriundos do PAC-2 são fundamentais nas ações

Uma das prioridades da Secretaria de Agricultura de Cordeiro, comandada pelo engenheiro agrônomo Lauro Conde, é promover ações que se convertam em benefício de pequenos e médios produtores agrícolas do município. Para isso, os trabalhos contam com auxílio de equipamentos viabilizados através do PAC-2 (Plano de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pelo Governo Federal.
Em atendimento às determinações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria de Agricultura de Cordeiro realiza periodicamente relatórios detalhados contendo o planejamento e as ações realizadas com a assistência das máquinas doadas pela União. No caso de Cordeiro, foram repassados à administração municipal um Caminhão Basculante Atron 2729K/36; uma Motoniveladora (Patrol); um Trator Agrícola New Holland TL-85; e uma Retroescavadeira Randon RD-406.
Recentemente, Lauro Conde distribuiu o relatório aos órgãos de imprensa confirmando que os serviços se destinam a atender, prioritariamente, o setor de agricultura familiar. Segundo ele, o relatório diz respeito aos serviços executados nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015.
“Distribuímos as tarefas aos nossos servidores que desenvolveram ações como construção e limpeza de açudes, abertura e recapeamento de estradas, capina e poda, limpeza de bueiros, preparo de solo para o plantio, aplicação de calcário e ensilagem, entre outros serviços ofertados ao homem do campo”, enumerou o secretário.
O relatório aponta que o caminhão basculante realizou serviços de transporte de pedra e saibro. Já com a motoniveladora foram viabilizados trabalhos de terraplanagem, ensaibramento e aberturas de estradas para atender produtores e moradores da zona rural e urbana. No mesmo período, o trator agrícola atuou no preparo do solo, aração e gradeação de terras. A retroescavadeira foi utilizada na abertura e limpeza de estradas e poços e assentamento de manilhas.
Dentre as localidades e propriedades rurais e urbanas contempladas com os serviços da Secretaria de Agricultura estão Corumbá, Alto do Dourado, Douradinho, Pena, Fazenda da Torre, Banana Prata, Rodolfo Gonçalves, Rua do House Hotel, Estrada do Ribeirão, Sítio Santo Antônio, Pirazzo, Parimá, Sítio São Francisco, Buju, Ponte do Cassiano, Constantino e Fazenda Piedade, entre outras.
Segundo Lauro Conde, o prefeito Leandro Monteiro tem sido um entusiasmado incentivador das ações voltadas aos pequenos e médios ruralistas. “Ele compreende perfeitamente a necessidade de estimular a evolução da agricultura familiar”,observou o secretário.










Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA