sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Secretário André Corrêa recebe a ministra Izabella Teixeira

Em pauta, o rio Paraíba do Sul, Mata Atlântica e o processo de licenciamentos ambientais

O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, recebeu, em seu gabinete, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na pauta, três assuntos considerados essenciais na agenda ambiental do Estado do Rio de Janeiro: gestão das águas do Rio Paraíba do Sul, o plano para ampliação da cobertura da Mata Atlântica e a modernização do processo para licenciamentos ambientais.
Sobre a gestão estratégica das águas do Rio Paraíba do Sul, que envolve os governos fluminense e paulista, desde o ano passado, o secretário André Corrêa defendeu formas de otimizar a distribuição e garantir o abastecimento de água da população fluminense, respeitando os estudos de impacto ambiental.
Para frear o desmatamento da Mata Atlântica e viabilizar a ampliação da área de cobertura no território Fluminense, o encontrou começou a costurar uma parceria entre a SEA e o Ministério do Meio Ambiente, capaz de promover o alinhamento pela conservação, com a integração das áreas protegidas federais e estaduais, e traçar uma estratégia de recuperação da mata nativa e aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização. "É importante que o Rio de Janeiro, por ter uma extensa área conservada de Mata Atlântica, tenha um patamar diferenciado de ação articulada com o Governo Federal", observou a ministra Izabella Teixeira.
Logo que foi anunciado como secretário, André Corrêa apontou a preservação da Mata Atlântica como uma das suas principais metas de sua gestão. Segundo ele, é necessário que nossos parques estaduais sejam visitados. “Ampliar a exposição destas áreas serve para proteger o bioma e gerar renda por meio do ecoturismo” – observou André Corrêa.

O encontro também assegurou a criação de um grupo de trabalho, com representantes dos governos federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que terá como atribuição fixar metas para modernização do sistema de licenciamento ambiental. "Fomos os pioneiros na concepção do sistema de licenciamentos e o objetivo é, mais uma vez, estar na vanguarda, preservando a questão ambiental, com redução do tempo para emissão das licenças", ressaltou o secretário André Corrêa que se reuniu com a ministra Izabella Teixeira na última terça-feira (06/01).

Secretário André Corrêa e ministra Izabella Teixeira discutem
rio Paraíba do Sul, Mata Atlântica e processo de
licenciamentos ambientais







Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA