sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Manifestantes se reúnem na Cinelândia para ato contra aumento de passagem

Cerca de 1.300 manifestantes que se concentravam em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, desde o fim da tarde desta sexta-feira, para ato contra o aumento da passagem dos ônibus municipais, saíram em passeata e passaram a ocupar a Rua Araújo Porto Alegre, em direção a Avenida Presidente Antônio Carlos. O ato foi organizado pelo Movimento contra o Aumento das Passagens (MPL).
Em seguida, por volta das 18h40, a multidão chegou à Antônio Carlos e ocupou totalmente a via. De acordo com o Centro de Operações Carioca, não havia opções de desvio de rota para os motoristas. Desocupada pelos manifestantes, a Rua Araújo Porto Alegre foi liberada ao trânsito em torno do mesmo horário. O protesto seguiu pela Rua Primeiro de Março, e, às 19h20, passou a interditar a a pista lateral da Avenida Presidente Vargas. Por volta das 20h, o grupo seguiu para a Central do Brasil, com faixas e cartazes e palavras de ordem sobre o motivo do ato.
Às 20h10, o grupo tentou pular as roletas da estação para fazer um 'catracaço', para que usuários entrassem de graça no local, mas agentes da SuperVia impediram. Pelo menos sete viaturas do Batalhão de Choque (BPChq) se deslocaram para o local. Outros 100 PMs estiveram no interior da Central. Muitos comerciantes fecharam as portas. O ato seguia pacífico até a última atualização desta matéria. 
Carlos Augusto de Lima, que alimenta o site MIC, relatou que o protesto não tem bandeiras políticas e é apenas contra o aumento da tarifa dos ônibus. Estudantes carregaram diversas bandeiras de partidos de esquerda. José Antonio, do MPL, relatou que a intenção do ato é chegar até o terminal e fazer uma pressão popular pela tarifa zero, como é feito na cidade de Maricá.
Por volta das 21h, o protesto deu sinas de dispersão. No mesmo horário, a Presidente Vargas foi totalmente liberada do sentido Candelária.














ODia

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA