domingo, 25 de janeiro de 2015

Cantagalo intensifica campanha contra a hanseníase nas unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família

Ações fazem parte da campanha nacional contra a doença, embora o município não tenha registro de nenhum caso suspeito ou em tratamento

 Embora não tenha registro de nenhum caso suspeito e nem de pacientes em tratamento atualmente, a Secretaria de Saúde de Cantagalo entrou com tudo na Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, doença também conhecida como lepra, e que é um mal infeccioso causado por uma bactéria. É caracterizada pelo aparecimento de manchas na pele, de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, deixando o local afetado sem sensibilidade.

De acordo com Maura Huguenin, coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase em Cantagalo, as ações estão sendo intensificadas em todas as oito unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “A principal arma que utilizamos é o esclarecimento. A hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, caso haja demora em detectar a doença, ou se o tratamento não for adequado, pode deixar sequelas na pele e nos nervos. A recomendação é para que as pessoas procurem os serviços de saúde assim que aparecerem manchas de qualquer cor em qualquer parte do corpo, principalmente se a mancha levar à diminuição da sensibilidade ao calor e ao toque”, esclareceu a coordenadora, acrescentando que o período de incubação da doença é longo. Do contágio até os primeiros sintomas, podem se passar cinco anos.

Para chamar a atenção da população para a campanha, que vai até o final deste mês, a Secretaria de Saúde afixou banners em locais estratégicos da cidade, como próximo à rodoviária municipal, e, inclusive, no prédio da Prefeitura, onde, à noite, focos de luzes amarelas realçam a faixa que destaca o ‘Janeiro Amarelo’, como tem sido chamada a campanha.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), anualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência de hanseníase, com 33 mil casos novos diagnosticados todos os anos.









Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA