sábado, 6 de dezembro de 2014

Saúde investe em hospital de referência na Região dos Lagos

Serviços móveis de imagem e atendimento nas UPAs também foram os destaques deste ano


Um novo hospital, voltado para atender pacientes de toda a Região dos Lagos, e o serviço de Mamografia Móvel, inédito no Estado do Rio, foram algumas das conquistas da Secretaria de Saúde em 2014. Inaugurado em Saquarema em junho, o Hospital Estadual dos Lagos ajuda a suprir a demanda da região por atendimento referenciado nas áreas de Trauma Ortopédico e Ginecologia Cirúrgica, além de maternidade de alto risco, beneficiando mais de 2,3 milhões de pessoas. Iniciativa pioneira no estado, o Mamógrafo Móvel começou a percorrer municípios em janeiro deste ano oferecendo mamografias e ultrassonografias, além de biópsias mamárias.

O Hospital Estadual dos Lagos já realizou 1.699 exames, 949 consultas, 78 partos e 50 cirurgias. Os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema são atendidos pela nova unidade.

Já o Mamógrafo Móvel, que teve investimentos de R$ 2,4 milhões do Estado, já visitou Niterói, Duque de Caxias, Belford Roxo, Três Rios, Teresópolis, Iguaba Grande, São Francisco do Itabapoana, Conceição de Macabu, Barra Mansa, Rio das Ostras, Miracema, Nilópolis, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itabapoana, Piraí e Angra dos Reis, realizando 5.219 ultrassonografias e 10.722 mamografias. O serviço visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil.

UPAs completam 25 milhões de atendimentos

Em outubro, a Saúde alcançou um feito inédito: a marca de 25 milhões de atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A inauguração de 10 novas Clínicas da Família e a criação de serviços que visam proporcionar bem-estar aos pacientes e humanizar os ambientes nas unidades hospitalares também foram destaques.

- O ano foi de avanços e conquistas na área da Saúde. O serviço de Mamografia Móvel e as Clínicas da Família são fundamentais, porque trabalham com a prevenção e o diagnóstico precoce, ajudando a promover a vida. Estas são premissas de uma saúde de mais qualidade e resolubilidade - disse o secretário Marcos Musafir.

Clínicas da Família reforçam a atenção básica

Com previsão de criar 59 Clínicas da Família em 49 municípios, a Secretaria de Saúde inaugurou este ano 10 novas unidades – Três Rios, Quatis, Paty do Alferes, Búzios, Rio das Ostras, Niterói, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados e Aperibé.
Cada clínica conta com investimento de R$ 1,3 milhão para construção, além de equipamentos, e capacidade para reunir até quatro equipes de saúde da família. A gestão dos espaços é feita pelos municípios e, atualmente, oito unidades estão em construção em Seropédica, Itaguaí, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro.

 Projetos inovadores nas maternidades


O projeto Pai Canguru, criado no Hospital Estadual Rocha Faria, possibilita que os pais de recém-nascidos prematuros desfrutem dos benefícios do contato mais próximo com os bebês. A iniciativa ajuda a promover a interação e a fortalecer o desenvolvimento psicoafetivo da criança.

- Nossa ideia é oferecer melhor suporte de carinho ao bebê, aumentando o vínculo afetivo entre o pai e a criança - disse a coordenadora da Neonatologia da unidade, Maria Angélica Svaiter.

A recuperação de bebês prematuros também é o objetivo do banho de Ofurô e das redes instaladas nas incubadoras.








Verônica Lopes

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA