terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Defesa Civil faz simulação para combater enchentes

A Coordenadoria de Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana promoveu um simulado para desastres de inundações no sábado (29/11). O exercício foi realizado na Rua Vicente Torres, no bairro Pimentel Marques e durou pouco mais de uma hora e, envolvendo 31 pessoas, entre técnicos e a comunidade.
Além da prevenção contra esse tipo de desastre natural, o simulado foi realizado para cumprir a lei, que determina um exercício a cada dois meses. Representantes da Defesa Civil estadual e do Ministério Público acompanharam o evento.
O treinamento começou com o monitoramento do nível do rio Itabapoana. Anunciado o estado de atenção, passando para “alerta”, foi dado o alarme de enchente. Nessa fase a comunidade é avisada e os envolvidos começam a retirar as famílias das primeiras casas atingidas.
Concluída a retirada e a varredura – confirmando que não há ninguém em situação de risco – foi feita a desmobilização, com todos retornando às residências. A última etapa é a avaliação de resultados do pessoal da Defesa Civil. Segundo o assessor técnico Alexandre de Alcântara o objetivo do exercício foi atingido:
- É importante a participação da comunidade, pois a estação da chuva está de volta. Atualmente recebemos boletins pela internet e temos de seis a oito horas para agir depois que o nível sobe na usina de Rosal, explicou.
Situação – Baseado nestas informações, o assessor afirmou que, apesar das fortes chuvas nas cabeceiras durante o fim de semana, não há risco iminente de enchente em Bom Jesus. Na segunda-feira pela manhã (01/12) o nível do rio estava em 1,70m e com tendência de baixar. O sistema de monitoramento informou que a vazão é normal a jusante (abaixo da cidade), o que fará toda a água escoar para a foz sem causar problemas.








Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA