quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Bisneta do Garrincha vence Olimpíada de Língua Portuguesa com poema em homenagem ao craque

Anne Karoline Marques da Silva, aluna do 5° ano da Escola Municipal Mané Garrincha, e bisneta do eterno ídolo do futebol brasileiro que dá nome a sua escola, se destacou na última Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. A menina, de 10 anos, escreveu sobre a história do seu bisavô materno e foi premiada na Categoria Poema do concurso disputado com estudantes de escolas públicas de todo o país. “Fiquei muito feliz com esse prêmio que é o resultado do meu esforço e do empenho dos meus professores que sempre me incentivaram a praticar a leitura e a escrita dentro e fora da sala de aula. Ainda mais porque eu escrevi a história da minha família”, declara Anne.
A bisneta do Garrincha foi treinada pela professora Elizabeth Caldas de Souza, que a acompanhou no dia da Cerimônia de Entrega das Medalhas das Olimpíadas Nacionais de Educação 2014, realizada na última quarta-feira (10), no auditório da Unigranrio, no Centro de Magé. Lídia Borges, diretora da Escola Municipal Mané Garrincha, também estava presente no evento e disse se orgulhar do trabalho realizado com a aluna.
“Como gestora, eu tenho muito orgulho do resultado que conseguimos com a Anne Karoline na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Eu agradeço a oportunidade que a Secretaria Municipal de Educação está nos dando de explorar cada vez mais a capacidade de nossos alunos através de atividades extracurriculares. A Prefeitura de Magé tem investido muito na Educação de seu município e os resultados estão começando aparecer”, conta Lídia.
Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Ela acontece em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que elege as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec, e com parceria das ações do Conselho Nacional de Secretários de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Canal Cultura.
Em Magé, a OLP premiou quatro alunos: Anne Karoline Marques da Silva, da Escola Municipal Mané Garrincha, premiada na categoria poema, Gabriel Iago Langa da Silva, da Escola Municipal Anayde de Mello Guimarães, premiado na categoria poema, Elaine de Araújo Andrade, da Escola Municipal Radamés Marzullo, premiada na categoria memórias literárias, e Alice Cardoso de Castro, também da Escola Municipal Radamés Marzullo, premiada na categoria crônicas.
Só em 2014, dezoito alunos da rede municipal de ensino de Magé foram premiados nas Olimpíadas Nacionais de Educação. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, promoveu uma festa no dia da cerimônia de entrega das medalhas para celebrar essa importante conquista que influencia diretamente na formação dos cidadãos que cuidarão do futuro da cidade.
“O evento de premiação realizado pela prefeitura é um singelo agradecimento a essas crianças que superaram as suas dificuldades para se destacarem em uma disputa acirradíssima e voltaram premiadas para Magé, dignificando o trabalho do professor e o seu empenho dentro da sala de aula. Eu tenho certeza que todo o esforço da Secretaria de Educação foi recompensado com o número de alunos participantes das Olimpíadas de Educação. A cada ano, nós superamos as nossas expectativas. São iniciativas como essas que proporcionarão um futuro melhor para eles”, destaca a secretária municipal de Educação, Ângela Lomeu.
Confira o poema de Anne Karoline Marques da Silva:
Cidade de Garrincha
No lugar onde vivo,
Tem matas, montanhas e cachoeira,
Tem gente importante
Tem gente brasileira.
No lugar onde vivo, tem o Manoel.
Mais conhecido como “Mané”,
Com suas pernas tortas,
Sempre dando um olé.
Esse é Garrincha,
Que conquistou o mundo,
Com dribles e gols,
Tornou nosso povo campeão do mundo.
Nasceu em Pau Grande,
Um pequeno homem que se tornou grande.
Esse foi Mané Garrincha,
Que nos alegrou com seu heroísmo gigante.
Ao nosso jogador guerreiro,
O nosso agradecimento com fé,
Cidade de Garrincha,
Brasil de “Mané”.

Anne Karoline Marques da Silva, bisneta do Garrincha,
exibindo sua
 medalha e certificado

Anne Karoline Marques da Silva entre a diretora
Lídia Borges e a professora Elizabeth Caldas de Souza









Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA