sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo promove encontro com produtores de leite na próxima semana

Evento, que acontece no dia 13, é uma parceria com a Emater e com a Pesagro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), vai realizar na próxima quinta-feira, 13, às 12h30, no auditório da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, o VII Encontro de Produtores de Leite.
O evento é gratuito e aberto a todos os produtores, que poderão aprender e trocar experiências sobre o cultivo e a multiplicação de variedades de canas-de-açúcar destinadas à alimentação de vacas leiteiras, nutrição e sanidade animal.
Durante todo o dia, os produtores terão palestras com os pesquisadores Arivaldo Ribeiro Viana, Marcos Aronovich e Leda Maria Silva Kimura, da Pesagro. O encontro será finalizado com uma visita ao horto municipal, onde serão demonstradas práticas de adubação e plantio de mudas de canas-de-açúcar.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, serão organizados outros encontros para os produtores do município. Rodrigo informou ainda que será feito no horto um banco de germoplasma de cana-de-açúcar, em parceria com a Pesagro, onde serão cultivadas variedades de mudas da cana e posteriormente distribuídas aos produtores que se inscreverem no programa e forem selecionados.
Rodrigo explica que os produtores deverão plantar a muda de acordo com as regras do programa e, no primeiro ano, repassar 50% do que for colhido para outros produtores. “O produtor deverá se comprometer apenas em plantar a cana de acordo com os procedimentos do programa e repassar 50% das mudas no primeiro ano, depois disso a produção será toda dele” ressalta o secretário, que vai esclarecer todas as dúvidas sobre a parceria durante o encontro.

Auxílio aos produtores

Outra iniciativa da Prefeitura de Cantagalo, através das Secretarias de Desenvolvimento Sustentável e de Viação e Transportes, para auxiliar os produtores rurais, principalmente neste período crítico de seca, é o transporte gratuito de cana-de-açúcar.
A Prefeitura está realizando o transporte das canas adquiridas no município de Conceição de Macabu, no Norte do estado, para garantir parte da alimentação do gado, que tem sofrido com a estiagem que assola grande parte do país.
De acordo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável, cada tonelada do produto custa, em média, R$ 115, valor que está sendo custeado pelos próprios criadores. O município está garantindo o transporte até as propriedades dos pequenos produtores cadastrados em programas como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).


Programação


12h30: Recepção.
13h: Abertura com a presença de representantes locais.
13h15: Tecnologias no cultivo da cana forrageira para a alimentação de vacas leiteiras.
14h: Intervalo para café.
14h15: Aspectos nutricionais da cana forrageira na alimentação de vacas leiteiras.
14h45: Aspecto sanitário na produção leiteira e certificação de propriedades livres de Brucelose.
15h15: Plano de trabalho a ser executado e definição da área que vai sediar a unidade de produção de mudas.
16h: Visita ao Horto Municipal e demonstração de práticas sobre adubação e plantio de mudas de cana-de-açúcar.







Ascom



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA