quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Saúde cordeirense oferece tratamento para fumantes

O tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10), no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. As diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças relacionadas ao seu consumo.

A severa dependência provocada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento específico.

No Brasil, o tratamento do tabagismo está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e é regulado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 571, de 05 de abril de 2013. O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso disponibilizado na rede SUS.
Em Cordeiro, o tratamento do tabagismo é oferecido em todas as Unidades de Saúde da Família, no Centro de Saúde de Cordeiro e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Os interessados devem procurar o enfermeiro da unidade mais próxima da sua casa para obter informações sobre dias e horários das reuniões dos grupos de apoio, uma espécie de terapia de grupo. O tratamento, que também pode ser individual, conta ainda com a distribuição de adesivos de nicotina.





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA