quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Quase a metade dos brasileiros pretende gastar menos neste Natal

Levantamento da consultoria Deloitte apontou que 46% dos consumidores planejam economizar nas compras de fim de ano

Uma pesquisa da consultoria Deloitte com 3,5 mil pessoas revelou que 46% dos brasileiros pretendem desembolsar menos com compras de fim de ano em 2014 na comparação com 2013. É a maior taxa entre seis países da América Latina onde a pesquisa foi feita. Na sequência, estão Chile (32%), Argentina (30%), México (29%), Colômbia (26%) e Peru (14%).
Reynaldo Saad, responsável pela pesquisa, observa que o sentimento de cautela predomina no Brasil, embora os indicadores que sustentam o consumo, como renda e emprego, estejam estáveis. "Como em 2014 houve muitos altos e baixos, por causa da Copa e das eleições, e 2015 será um ano de mudanças, o brasileiro está cauteloso". Segundo o levantamento, o gasto médio nas compras de fim de ano encolheu de 54,69 reais em 2013 para 51,58 reais, o menor desembolso por presente em quatro anos (descontada a inflação do período). 
Antecipação - Saad destaca que pesquisa captou uma forte intenção de antecipação de compras. Neste ano, 43% dos brasileiros informaram que pretendem fazer as compras de Natal em novembro. Nas quatro pesquisas anteriores, a parcela de pessoas que declararam a intenção de antecipar compras oscilou entre 24% e 32%. Segundo o executivo, o resultado indica que o consumidor está querendo aproveitar as promoções de preço oferecidas pelos varejistas, especialmente a Black Friday, programada para última sexta-feira deste mês. "Essa forte intenção de antecipar compras ninguém imaginava", diz 


(Com Estadão Conteúdo

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA