domingo, 9 de novembro de 2014

Primeiro ‘Dia D’ da campanha contra a paralisia infantil registra bom movimento

Este ano, são dois ‘Dias D’. O próximo será no dia 22. Vacinas podem ser encontradas nas unidades de saúde até o dia 28

Foi boa a movimentação nas oito unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Cantagalo, durante o primeiro ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), realizado neste sábado, 8 de novembro, quando os postos estiveram abertos das 8h às 17h.

O prefeito Saulo Gouvea (PT), acompanhado da secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, esteve visitando as quatro unidades da ESF mais próximas: Djalma Dantas de Gusmão (Centro), Dr. João Nicolau Guzzo (Triângulo), Manoel Francisco de Paula Bon (Santo Antônio/baixo São José) e Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros (alto São José). Vânia Huguenin ainda visitou as demais unidades, nos distritos de Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte.

O prefeito Saulo Gouvea, que também já foi secretário de Saúde do município no período de 1997 a 2000, destacou a importância do trabalho para que todas as crianças possam receber as vacinas do calendário nacional, mantendo doenças, como a poliomielite, erradicadas no país. Ele lembrou, ainda, que o último caso de poliomielite registrado no Brasil ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No estado do Rio de Janeiro, foi em 1987, em Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro.

– Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão). Isso nos mostra a necessidade deste trabalho preventivo – disse o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta etapa também está sendo oferecida a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche) para gestantes. Os profissionais de saúde também realizaram uma busca ativa de sintomas respiratórios para tuberculose. Uma equipe especial nas unidades de saúde atenderam os pacientes que apresentavam algum sintoma de tuberculose. Eles ainda foram orientados sobre a doença, sintomas, prevenção e realização de palestras sobre o assunto.

A expectativa é de que, mais uma vez, o município consiga ultrapassar a meta, que é de 95% de cobertura da população alvo. Desta vez, haverá um segundo ‘Dia D’, marcado para o dia 22 (sábado). Mas as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até o dia 28 deste mês.

POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Apesar de, na maioria das vezes, não evoluir para o óbito, a criança infectada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA