sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Prefeitura de Magé entra na campanha Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata

A prevenção continua sendo o melhor remédio e a Prefeitura de Magé entrou na Campanha Novembro Azul para prevenir o câncer de próstata no município. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma série de atividades voltadas para a população masculina a partir dos 45 anos para incentivá-los a fazer o exame de toque.

“O nosso principal objetivo é conscientizar os mageenses de quanto antes a doença for detectada mais chances eles terão de se curar. Um dos intuitos da campanha também é quebrar a barreira imposta pelo preconceito em relação ao exame de toque. É preciso romper essa barreira para prevenir o câncer de próstata”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Sidney Cerqueira Couto.

Os exames e procedimentos para detectarem o câncer de próstata devem ser solicitados por um profissional de saúde. As ações de controle da doença devem focar em estratégias como a prevenção primária e o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de um tratamento eficaz e de cura do câncer.

O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015.

A história familiar da doença também é considerada um fator de risco. Outro fator importante na etiologia desse tipo de câncer é a dieta. A alimentação com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e em cálcio tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata.

Além disso, a obesidade também é apontada no aumento do risco de desenvolver essa neoplasia, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o câncer de próstata.





Ascom




COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA