quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Palestra marca início da campanha 2014/2015 de combate à dengue e prevenção à febre Chiungunya

No próximo domingo, 16, Magé dá início a campanha de combate à dengue para a temporada 2014/2015. De olho no verão o governo municipal se antecipa e realiza a palestra inaugural no Ginásio Poliesportivo Edson Alves às 9h, na Praia do Anil, em Mauá.
Magé é referência na campanha ‘10 minutos contra a dengue’ desde 2012, e através da Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Secretaria Municipal de Saúde, tem agregado a sociedade civil e o poder público na conscientização sobre as ações diárias para evitar a formação de focos e evolução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Com isso as equipes de visita domiciliar da FUNASA foram as primeiras a utilizar o palmtop para enviar dados em tempo real para o sistema estadual de monitoramento da dengue. E também através da união de esforços entre diversas entidades públicas e privadas, os alunos da rede municipal de ensino, funcionários de todas as repartições do governo e de empresas instaladas na cidade participam da mobilização, contribuindo para que Magé se mantenha com um dos menores índices de infestação do estado do Rio de Janeiro.


Atualmente a cidade está fora da lista de municípios em risco, com o índice de 0,6%, apontado no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).
O LIRAa realizado periodicamente pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro, fornece o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB) do Aedes aegypti, e é um importante instrumento de orientação, que identifica as áreas prioritárias para de medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito, visando à redução dos índices de infestação municipais e, consequentemente, o controle da dengue.

Temporada 2014/2015 terá reforço na prevenção
A campanha de conscientização será reforçada para a próxima temporada. Com a chegada do verão que será mais intenso, outra preocupação é a febre Chikungunya, que também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. Para isso as ações de controle e prevenção da doença serão incorporadas ao plano de combate à dengue, de acordo com a decisão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.

Serviço:
Palestra inaugural da Campanha 10 minutos contra dengue 2014/2015
Local: Ginásio Poliesportivo Edson Alves - Av. Roberto da Silveira s/nº - Praia de Mauá (em frente ao PSF do Anil)
Horário: 9h às 11h
Data: 16 de novembro (domingo)
Realização: Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social - Vig. em Saúde (SMS).





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA