terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fiperj participa de mutirão de documentação no Noroeste Fluminense

Ação gratuita promovida pelo MDA beneficiou trabalhadoras rurais de Itaperuna

Trabalhadoras rurais de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, puderam colocar a documentação em dia, gratuitamente, por meio de mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) realizados nos últimos dias 6 e 7, na Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), no bairro Cidade Nova. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a ação que visa incentivar o acesso das mulheres às políticas públicas para igualdade de gênero contou, entre outros órgãos, com a participação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Com a equipe do Escritório Regional Noroeste Fluminense II, que tem sede em Itaperuna, a Fiperj levou orientação, atendimento e serviços gratuitos à comunidade. Em um estande, os extensionistas Aline Thomasi, André Medeiros, Lígia Bernadochi e Ramon Rego esclareceram dúvidas de pequenos produtores rurais e pescadores e auxiliaram na emissão de documentos importantes para esses profissionais, como a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que permite o acesso a linhas de créditos. Embora destinada especialmente às mulheres, a ação contemplou também homens.
Outras instituições envolvidas - Os mutirões foram coordenados por técnicos da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio de Janeiro e da Superintendência Regional do Incra, com a participação da Caixa Econômica Federal; Fundação Leão XIII; Instituto Nacional do Seguro Social; Departamento de Trânsito do Estado do Rio, e do Ministério do Trabalho e Emprego. A presença desses órgãos permitiu a emissão gratuita de documentos como carteiras de trabalho e da Previdência Social, identidade (RG) e CPF. Participaram ainda do evento o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA, com a emissão de carteiras de pesca) e a Prefeitura de Itaperuna, com atendimentos na área da saúde, palestras sobre prevenção aos cânceres de mama e próstata, e ainda cadastramento de beneficiários no Programa Bolsa Família.





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA