terça-feira, 18 de novembro de 2014

Controle da taxa de mortalidade fetal e infantil é discutido em Cordeiro

A Secretaria de Saúde de Cordeiro vem promovendo ações para combater a mortalidade fetal e infantil. Recentemente, o município sediou encontro do Grupo de Atenção Básica regional, que é composto pelas coordenações de Atenção Básica da Região Serrana. O objetivo foi discutir e incentivar medidas para controle da taxa de mortalidade fetal e infantil na região.

A Secretaria Estadual de Saúde esteve representada no encontro, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Subsecretaria de Atenção à Saúde. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Ione Pecly, reunindo representantes de vários municípios.

A morte fetal é a morte do produto da concepção, ocorrida antes da sua completa expulsão ou extração do organismo materno, independentemente do tempo de gestação. A morte é indicada pelo fato de que, depois da separação, o feto não respira nem mostra qualquer outro sinal de vida, como batimentos cardíacos, pulsações do cordão umbilical ou movimentos de músculos voluntários.

A mortalidade fetal se divide em precoce, intermediária e tardia. A mortalidade fetal precoce refere-se aos abortos e está compreendida no período entre a concepção e a vigésima semana de gestação, no qual o feto tem um peso aproximado de 500 gramas. A morte fetal intermediária ocorre entre a 20ª e a 28ª semana de gestação (com pesos fetais entre 500 e 1000 gramas) e a fetal tardia entre a 28ª e o parto.

Já a morte infantil é a ocorrida no primeiro ano de vida. Divide-se em neonatal (primeiros 28 dias incompletos) e pós-neonatal (nos meses seguintes).






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA