quarta-feira, 5 de novembro de 2014

“Como reduzir sua tarifa de energia elétrica” é tema de curso na FIRJAN Noroeste

Evento da FIRJAN mostrou as possibilidades de enquadramento em
cada modalidade de fornecimento de energia elétrica para a indústria

Empresários e gestores de indústrias da região participaram, na última terça-feira, dia 4, do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica”, promovido no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, em Itaperuna. A realização foi do Sistema FIRJAN, através dos cinco sindicatos patronais da região, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o palestrante Fábio Dias, engenheiro eletricista e consultor da CNI, saber analisar adequadamente a composição da conta de energia elétrica é o ponto inicial para reduzir custos. Para isso, os participantes foram orientados a identificar e entender impostos e tributos que comumente incidem sobre a conta de energia elétrica industrial. O palestrante apresentou ainda as possibilidades de enquadramento em cada modalidade de fornecimento de energia para a indústria (convencional, horária verde e horária azul), de forma que os participantes pudessem identificar qual o mais vantajoso para cada tipo de empresa.
A energia elétrica é um dos fatores que mais geram custos para as indústrias. No setor de alumínio, por exemplo, representa 40% do valor final do produto. “Por isso, é importante que o empresário saiba analisar todo o processo de consumo de energia de sua indústria, com a certeza de que não estará pagando um valor a mais do que deve”, disse o palestrante.
Fábio Dias destacou ainda algumas alternativas adicionais que podem ser adotadas pelas indústrias para redução dos custos. Entre elas, o uso de fontes geradoras de energia elétrica alternativa, como painéis solares e geradores eólicos, no sistema de compensação de energia, para redução do consumo. “O valor de investimento costuma ser alto, mas é abatido em poucos anos. É uma ótima opção para as empresas reduzirem seus gastos com energia”, acrescentou.
As fontes alternativas de energia também poderão contribuir para que as indústrias não sofram tanto com o impacto do aumento das tarifas previstos para próximos dois anos, ressaltou o consultor: “Com menos chuvas do que o esperado para 2013 e 2014, os reservatórios das usinas hidrelétricas não recuperaram seus níveis. Assim, foi necessário acionar as termelétricas, gerando custo adicional que começará a ser pago pelo consumidor final a partir de 2015”.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj), João Dimas Campos Ramos, as informações foram essenciais para impulsionar o aumento da competitividade industrial: “O valor das tarifas de energia é um gargalo para a indústria, pois tem impacto significativo nos custos de produção. É importante que o empresário esteja ciente de qual a melhor modalidade de fornecimento para se enquadrar e de outras ações que possa investir para reduzir seus gastos com energia”.

O curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica” integra o Programa de Desenvolvimento Associativo, instrumento da CNI e das Federações de Indústria, que visa desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos sindicatos e empresas, aumentando a profissionalização e a melhor gestão de negócios.




Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA