terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cantata de Natal de Cantagalo marcada para 12 de dezembro

Coral contará com vozes de, pelo menos, 120 crianças de escolas públicas e privadas

Está marcada para 12 de dezembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, no Centro da cidade, a Cantata de Natal de Cantagalo, que já está se tornando tradição na região. A apresentação, que promete encantar e emocionar o público mais uma vez, será realizada por um coral de cerca de 120 crianças de escolas públicas e privadas, envolvendo as três redes de ensino na cidade – municipal, estadual e particular. A organização é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Educação, e de Turismo.

Os ensaios tiveram início nesta segunda-feira, na antiga sede social do Cantagalo Esporte Clube (CEC), no Centro da cidade. Já no primeiro encontro, as crianças mostraram que a apresentação poderá superar todas as expectativas. As crianças cantoras interpretarão clássicos universais em homenagem ao nascimento do Menino Jesus. ‘Noite Feliz’, ‘Bom Natal’, ‘Bate o Sino’, canções gospel, numa apresentação ecumênica, além de um pout-pourri de músicas de pastoril, são alguns dos destaques dos ensaios.

O evento, que é gratuito, quer levar, mais uma vez, o clima natalino aos corações de cantagalenses e visitantes, o que também inclui, nos dias seguintes, a iluminação especial de fim de ano das praças João XXIII e Cônego Crescêncio Lanciotti (Praça da Matriz), que todo ano também se torna uma atração turística, além da chegada de Papai Noel e muitas outras atrações que fazem parte da programação de fim de ano da Prefeitura.

Cantata

Do italiano “cantata”, é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo, normalmente, mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Este gênero foi muito explorado, no período Barroco, por compositores como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de 200 cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesu bleibet meine Freunde (Jesus, alegria dos homens), da cantata BWV 147.

É o gênero mais importante de música de câmara vocal do período Barroco, o principal elemento musical do culto luterano. Na Itália, a palavra “cantata” foi usada pela primeira vez para variações estróficas na Cantade el arie, de Alessandro, o Grande, e logo passou a ser aplicada a peças que alternavam seções de recitativo, arioso e em estilo de ária.






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA